Entenda por que as estrias aparecem e saiba como evitá-las!

É difícil achar quem não se importe com aquelas marcas brancas na pele. Mas, afinal, você sabe por que as estrias aparecem? Leia a seguir e descubra!

Por Edgard Vicentini - 19/05/2017

Mulheres até os 30 anos são o principal alvo. Mas afinal, por que as estrias aparecem? Aquelas linhas que teimam em surgir principalmente na região dos glúteos e coxas. “Para preveni-las, o primeiro passo é evitar variações excessivas de peso, tanto para o ganho quanto para a perda. Hidratação também é fundamental para manter a proteção da barreira cutânea e a integridade da pele”, ensina a dermatologista Mônica Felici.

Por que as estrias aparecem?

 

Saiba por que as estrias aparecem e como evitá-las!

É raro encontrar quem não se importe com as estrias. Com algumas mudanças na alimentação, é possível prevenir sua formação. FOTO: Shutterstock.com

 

1. A derme, camada intermediária da pele, é composta por fibras de colágeno e elastina. São proteínas que têm a função de sustentar e dar elasticidade à pele, além de fazê-la voltar à sua forma original após sofrer alguma deformação.

2. “O processo inicial da formação das estrias ocorre com a degeneração das fibras elásticas da pele”, diz a dermatologista. As fibras de colágeno e elastina se rompem com a tensão na pele causada por ganho de peso, gestação, genética e musculação. A epiderme, camada superficial da pele, fica mais fina e forma as pequenas depressões.

3. “No início, a estria é avermelhada por causa da reação inflamatória no local”, revela Mônica. Nessa fase, as fibras estão se reorganizando e vasos sanguíneos estão ocupando o local afetado. É o melhor momento para recorrer a tratamentos como uso de cremes específicos e até laser, dependendo de cada caso.

4. De seis meses a um ano após o aparecimento da estria, ocorre um remodelamento da derme, um tipo de cicatrização. É quando as estrias ficam brancas.

 

Alimentos que previnem as estrias

  • Fontes de vitamina E: folhas verde-escuras, sementes oleaginosas e ovos
  • Fontes de vitamina A: brócolis, cenoura, espinafre, melão
  • Fontes de vitamina C: frutas cítricas e também nos alimentos verde-escuros
  • Fontes de antioxidantes: Chá-verde, cúrcuma, suco integral de uva

A hidratação também é essencial para que as estrias apareçam. Isso porque a pele perde sua elasticidade natural quando não está devidamente hidratada, o que facilita o aparecimento das cicatrizes.


 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Mônica Felici, dermatologista

 

LEIA TAMBÉM: