Dormir cedo: as crianças podem ir tarde para a cama?

As crianças precisam dormir cedo para garantir a qualidade do sono, favorecer o processo de crescimento e melhorar o desempenho escolar.

menina, dormir, cama, coberta
FOTO: Shutterstock

É comum que as crianças tenham um horário determinado para irem dormir, geralmente bem mais cedo que os adultos ou irmãos mais velhos. Mas por que isso é importante? Descubra três razões para estimular o pequeno a dormir cedo e garanta mais saúde e bem-estar a ele!

menina loira dormindo cama ursinho brinquedo

FOTO: Vinicius Tupimambá/Colaborador

 

1. Crescimento favorecido

O hormônio do crescimento (GH) é produzido com mais intensidade no período noturno – cerca de 3 a 4 horas depois que a criança pega no sono. Portanto, caso as horas de sono sejam menores e com menos qualidade, esse hormônio deixará de ser secretado na quantidade certa, o que interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento dos pequenos.

2. Bom humor sempre

Normalmente, as crianças acordam no mesmo horário, independentemente da hora que foram dormir. Com isso, se elas se deitam mais tarde, terão menos tempo de sono. Assim, como não descansaram o suficiente, é provável que o humor seja afetado, comprometendo a qualidade do dia.

3. Hora de aprender

O sono adequado é um diferencial na hora de favorecer o processo de memória e a capacidade de aprendizagem. Então, dormir mais cedo melhora o desempenho escolar das crianças.

 

LEIA TAMBÉM: