Novelas para recordar: Por Amor e a história entre mãe e filha

Você se lembra da polêmica troca de bebês? Helena (Regina Duarte) e Maria Eduarda (Gabriela Duarte) compõem a trama principal

Por Amor: Helena (Regina Duarte), a mãe, e Maria Eduarda (Gabriela Duarte), a filha
Por Erika Alfaro - 29/04/2019

Helena e Maria Eduarda (Foto: Nelson Di Rago/TV Globo)

Em Por Amor, para esquecer o fim de seu namoro, Helena (Regina Duarte) foi junto com a filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte) para Veneza, na Itália. Na cidade, elas conheceram Atílio (Antonio Fagundes), um brasileiro muito charmoso que, de imediato, conquistou o coração de Helena. De volta ao Brasil, Maria Eduarda, que era solteira, acabou se casando com Marcelo (Fábio Assunção). Enquanto isso, Atílio decidiu terminar com a mulher e, apaixonado, casou-se com Helena.

Os caminhos se cruzam

Maria Eduarda e Helena engravidaram na mesma época e acabaram indo juntas para a maternidade. A filha teve um parto complicado e seu bebê não resistiu. Já Helena teve uma criança saudável, mas, ao saber do que aconteceu com Maria Eduarda, que não poderia mais engravidar, decidiu trocar os bebês. A mãe, então, pediu a ajuda do médico César (Marcelo Serrado) e implorou que ele fizesse a troca. Apaixonado por Maria Eduarda, ele decidiu inverter as histórias, dizendo que quem tinha perdido seu bebê era Helena.

Nenhum crime é perfeito

No último capítulo da novela, Maria Eduarda leu o diário da mãe e descobriu a verdadeira história sobre seu filho, Marcelinho. Com raiva, ela foi contar a farsa para Atílio, implorando para que ele não tirasse a criança dela. Desolado, Atílio decidiu sair do país.

Confira o momento da descoberta e o confronto entre mãe e filha:

O perdão

Maria Eduarda e Marcelo perdoaram Helena e decidiram adotar uma menina. Após uma passagem de tempo, aconteceu e Atílio voltou, provando que ainda amava Helena. Na última cena, os dois casais aparecem caminhando e, em um determinado momento, Marcelinho solta das mãos de Maria Eduarda e Marcelo e corre para os braços de Helena e Atílio.

Ficha técnica: Por Amor

• Emissora: Globo
• Capítulos: 190
• Autor: Manoel Carlos
• Exibição: de 13 de outubro de 1997 a 22 de maio de 1998, às 20h30

LEIA TAMBÉM:

Texto: Vitória Palmejani/Colaboradora | Edição: Érika Alfaro