Ponto cruz na Internet: Wagner Reis faz sucesso com dicas e tutoriais!

Wagner Reis conta seus segredos de ponto cruz na Internet e como ficou conhecido como Menino do Ponto Cruz! Confira entrevista e dicas essenciais do artesão!

wagner reis ensina ponto cruz na internet
Por Thaina Zanfolin - 19/11/2018

Foto: divulgação

Com mais de 16 mil seguidores no Instagram, 59 mil curtidas no Facebook e mais de 270 mil inscritos em seu canal no YouTube, Wagner Reis faz sucesso com seus trabalhos de ponto cruz na internet e nas redes sociais! Os vídeos dele trazem dicas, ideias e técnicas para confecção de bordados, tutoriais, passo a passo, gráficos inéditos e conteúdo voltado para amantes de artesanato. Além disso, ele também participa de programas de TV e até gravou DVDs ensinando sobre ponto cruz.

Ponto cruz na internet: como tudo começou

O interesse pela arte surgiu aos 12 anos, quando ele aprendeu a bordar por conta própria. A profissionalização aconteceu por volta dos 14 anos, quando começou a vender as peças que criava. “Na época, eu tinha muita vergonha de bordar na frente dos outros, pois geralmente as artes manuais são feitas por mulheres e, por conta disso, eu sofri muito preconceito”, conta o artesão.

A ideia de criar um canal no YouTube e ensinar ponto cruz na internet surgiu em 2012. “Fiz um vídeo com uma introdução ao ponto cruz e teve uma receptividade muito grande. As pessoas pediam mais, queriam que eu mostrasse algum ponto específico, por exemplo, e foi aí que começou minha história no meio digital”.

Quando questionado sobre os benefícios que essa arte trouxe para sua vida, o artesão afirma: “trouxe liberdade financeira e reconhecimento, além de benefícios psicológicos, pois eu era muito agitado, nervoso e tinha baixa autoestima. Hoje sou reconhecido como o “Menino do Ponto Cruz”, e muitas pessoas se inspiram no meu trabalho”.

Wagner Reis ensina ponto cruz na internet

Foto: reprodução/Instagram/@wagnner_reis

Como fazer o ponto cruz duplo?

É um ponto feito geralmente no tecido xadrez para toalhas de mesa. Em cada quadrado, você faz dois pontos, o X e o +. Primeiro faça o ponto cruz e depois o “sinal de mais”. Escolha um gráfico qualquer de ponto cruz e faça com esse ponto cruz duplo, fica lindo. Nesse caso, não se preocupe com o avesso, ele não precisa ficar perfeito.

Qual é o truque do ponto cruz em 3D?

É o ponto cruz feito com dois ou três fios de cores diferentes cada. Escolha cores bem diferentes entre si e faça o ponto cruz normalmente. O resultado fica lindo e único, pois você pode fazer inúmeras combinações de cores.

Ponto cruz em 3d

Foto: reprodução

O que fazer quando a linha acaba no meio do bordado?

É necessário fazer um arremate da linha que está acabando. Para isso, passe a agulha por baixo dos últimos quatro ou cinco pontos e corte o fio. Coloque outro fio na agulha deixando uma argolinha na ponta. Comece a bordar de onde você parou no meio do bordado. Para você não errar, observe a posição que a agulha estava fazendo no último ponto e siga o mesmo caminho.

Como funciona a técnica do pingado em ponto cruz?

Ela é feita com canetinhas hidrográficas para transferir o gráfico da revista para o tecido. Com isso você tem um pré-bordado no tecido e não precisa ficar contando os pontos na revista toda hora. Use as canetinhas para fazer pingos no tecido, cada quadradinho do gráfico é um quadradinho do tecido. Antes de usar as canetinhas, faça um teste com todas as cores antes, use um pedaço de étamine, faça pingos com todas as cores e depois lave esse tecido. Assim você vai saber qual canetinha sai e qual não sai na água.

Como cortar o étamine?

Para cortar o étamine, siga sempre as linhas do tecido. Primeiro meça o tecido no tamanho que você vai utilizar, depois corte com muito cuidado, seguindo as linhas do próprio tecido.

Se ninguém acredita no seu sonho, acredite você, não espere pelos outros. Quanto mais você melhorar seu trabalho, mais as pessoas vão dar valor. Comemore cada avanço, cada técnica aprendida e nunca desvalorize seu trabalho.

Ponto cruz na internet: paixão e trabalho

Wagner lista os principais cuidados que se deve ter na produção de um bom ponto cruz para que o trabalho fique perfeito e para cuidar da sua saúde:

Ficou interessada nas dicas? A Astral Shopping lançou a pré-venda da revista de Wagner Reis. Corra, garanta já a sua e ainda receba um gráfico exclusivo ao confirmar a compra! Clique aqui para acessar a loja virtual.

LEIA TAMBÉM: