Melhore a sua vida com a ajuda do poder das cores!

Trazer o poder das cores para perto de você é uma ótima maneira de deixar as energias fluírem melhor. Conheça o poder de cada cor e onde usá-la.

sequência de cores dispostas em fileiras lado a lado.
Foto: PureStock

Seja nas roupas ou num objeto de decoração, trazer as cores para perto de você é uma forma de deixar fluir as melhores energias. Conheça os benefícios de cada tonalidade e veja como pode utilizar o poder das cores a favor da sua qualidade de vida.

sequência de cores dispostas em fileiras lado a lado.

Foto: PureStock

Azul

Este tom acalma, favorece a tranquilidade e o equilíbrio interior. Acredita-se que tenha poder analgésico e de regenerar as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório.

Onde usar: por suas propriedades calmantes, vale a pena ter algo dessa cor em ambientes sujeitos à tensão. No lar, utilize-a em paredes, cortinas ou luminárias.

Verde

Esse tom tem o poder de melhorar a disposição física e a concentração, trazendo mais energia para o dia a dia.

Onde usar: é legal pintar uma parede dessa cor no ambiente de estudos ou trabalho, ou ter uma planta com folhagens verdes nesses locais. Também pode ter uma cortina ou enfeite esverdeado.

Vermelho

Esta cor quente simboliza o poder do fogo e, por isso, tem o poder de aumentar a energia vital e a força de vontade. Também é considerado um tom sensual.

Onde usar: especialmente quando estiver se sentindo sem ânimo, é útil usar uma peça de roupa nessa cor. Por ativar o desejo, pode ser utilizada no quarto do casal.

Rosa

Considerada a cor do amor, torna mais forte os sentimentos. Nas mulheres, aumenta a feminilidade.

Onde usar: ter algo dessa tonalidade no quarto do casal estimula o romantismo.

Laranja

Essa cor traz energia, dinamismo e força de vontade. Também melhora a digestão e a libido.

Onde usar: uma ideia é investir em algo desse tom no ambiente em que faz as refeições. No quarto, melhora a sexualidade.

Amarelo

É considerada a cor da criatividade e também tem o poder de purificar o corpo e renovar as energias.

Onde usar: ter um objeto de decoração dessa cor, em casa ou no ambiente de trabalho, potencializa as suas ideias. Uma peça de roupa nessa coloração aumenta o vigor físico.

Violeta

Tem o poder de tranquilizar a mente e beneficia a saúde de uma maneira geral. Também é positiva para a criatividade.

Onde usar: em qualquer ambiente da casa, favorece a harmonia. Por ser ligada ao encantamento e aos sonhos, é interessante usá-la no quarto de crianças.

Ouro

Por representar a energia solar, é mais uma cor que favorece o vigor físico. Ainda simboliza a riqueza e a fartura.

Onde usar: tenha objetos que remetam a este tom na cozinha, para atrair prosperidade. Em roupas, favorece a disposição.

Prata

Essa cor traz o simbolismo da Lua e, por isso, ajuda a criar um clima de mistério e magia. Também favorece a sensualidade.

Onde usar: explore a tonalidade em roupas e acessórios, como relógios! Nas mulheres, a cor exalta as energias femininas, enquanto, nos homens, favorece a elegância.

Preto

Esta cor favorece a seriedade e a sensatez, além de estimular o auto-conhecimento. Segundo algumas teorias, tem o poder de aumentar a ação das outras cores, quando usada em conjunto.

Onde usar: na decoração, combine-a com o branco (que representa a soma de todas as cores) para conseguir um ambiente elegante e com boas energias.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érika de Moraes | Edição: Thomás Garcia/Colaborador | Design: Gabriel Andrade/Colaborador