O poder da tapioca: ela é a queridinha do momento na luta contra os quilinhos extras!

O poder da tapioca vai muito além de sabor e praticidade: ela é ideal para quem quer perder alguns quilinhos de maneira rápida e eficaz

tapioca recheada com presunto
Foto: iStock.com/Getty Images

De origem indígena e bastante consumida nas regiões Norte e Nordeste, a tapioca tornou-se a queridinha de nutricionistas, atletas e de quem deseja perder peso já que, além de ser um alimento funcional, produz efeitos metabólicos, oferece vitaminas e minerais ao organismo. Porém, como em todos os aspectos da alimentação, para o seu consumo equilibrado e, de fato, benéfico para a saúde, também são necessários alguns cuidados. Por isso, com a ajuda da médica nutróloga Ana Luisa Vilela Barbosa, selecionamos tudo o que você precisa saber para incluir esse alimento delicioso na sua dieta e conhecer o verdadeiro poder da tapioca!

Benefícios

Além de possuir vitaminas K e do complexo B, a tapioca é fonte de sais minerais, como ferro e cálcio que, mesmo que não estejam presentes em quantidades elevadas, podem ser potencializados com a escolha do recheio certo. Além disso, a popularização do alimento deu-se pelo fato de não conter glúten, uma substância relacionada com o aumento de peso, e por ser pouco calórico, com cerca de 80 Kcal em duas colheres (sopa). Outra vantagem da tapioca é que ela é benéfica para o intestino. “Como é neutra, a tapioca ajuda a estabilizar o pH do corpo e é utilizada em dietas alcalinas (com poucos alimentos ácidos), auxiliando no tratamento da acidez do intestino e melhorando sua flora”, explica Ana Luisa. É também energética e fonte de carboidratos, o que oferece energia e melhor rendimento tanto para atividades físicas quanto diárias.

Consumo

Como todo alimento, a tapioca exige um consumo moderado já que, em excesso e por ser pobre em fibras, pode causar prisão de ventre “O ideal é substituir os pães pela tapioca. Uma ou duas porções compostas por duas colheres (sopa) por dia são o suficiente”, afirma a nutróloga. Além disso, recheios doces como brigadeiro, chocolate e doce de leite, e com elevado teor calórico, como mussarela e bacon, transformam essa forte aliada da balança em uma bomba calórica.

O poder da tapioca na dieta

Para manter a tapioca leve e com baixo teor calórico, é imprescindível ficar atenta aos recheios. “Prefira os saudáveis, como queijos brancos e tomates. Se quiser adicionar carnes, opte pelas magras, como as de peru ou peixes, como o atum”, sugere Ana. Quanto aos doces, frutas e geleias sem açúcar são ótimas opções!

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ana Luisa Vilela Barbosa, médica nutróloga

LEIA TAMBÉM