Abra seus caminhos com banhos energéticos

Conheça as plantas certas para obter equilíbrio e proteção através de banhos energéticos e descubra o poder deles no dia a dia

Mulher morena sentada em uma banheira cheia de pétalas de rosas
Foto: PurestockX/DIOMEDIA

A medicina faz uso dos recursos naturais há tempos. Eles, quando usados de forma correta e com ética, proporcionam grandes milagres da natureza. Muitas plantas têm o poder de cura e são eficazes em vários tratamentos médicos. Por isso, os banhos energéticos com ervas, por exemplo, são indicados para equilibrar o estado físico, emocional, mental e espiritual das pessoas. Confira:

Ervas para banho energético: sal grosso, manjericão e alecrim

Foto: iStock.com/Getty Images

Principais indicações

Abrir caminhos, descarrego, limpeza espiritual, atrair sorte e amor, afastar mau-olhado… Os banhos energéticos são utilizados para vários fins. Veja para que serve cada planta e escolha a sua de acordo com a sua necessidade:

Abre-caminhos: essa planta é conhecida por impulsionar as questões financeiras.

Alecrim: favorece as atividades mentais, fortifica o ânimo e a vitalidade das pessoas.

Alfazema: é excelente para acalmar, tranquilizar e relaxar.

Aroeira: é conhecida por acabar com toda negatividade das pessoas.

Boldo e Saião: descarrega e acalma.

Erva-doce, cravo, canela e noz-moscada: elas trazem prosperidade para todos os setores da sua vida.

Levante: traz mais energia e abre os seus caminhos. Junto com o alecrim atrai clientes e dinheiro.

Macassá: auxilia você a raciocinar melhor, a relaxar mais e a fortalecer o amor em sua vida.

Manjericão: tem a propriedade de acalmar e ajudar na paz de espírito de todas as pessoas. Também afasta os pensamentos negativos.

Oriri: tira as perturbações da mente e traz energia.

Rosa branca: descarrega, tira mau-olhado e quebranto.

Onde comprar?

Essas ervas são vendidas em feiras e em casas especializadas. O preparo desse tipo de banho é um ritual que deve ser feito com concentração e sempre com bons pensamentos para alcançar seus objetivos.

Como funciona?

Em posse das ervas, amasse-as dentro de uma bacia grande. Depois, despeje sobre elas, um litro de água fervente e abafe tudo por cinco minutos. Espere o líquido esfriar, enquanto toma o seu banho habitual. Quando o preparado estiver morno, jogue-o no seu corpo, do pescoço para baixo. Faça isso, mentalizando o objetivo do seu banho. O corpo deve secar naturalmente. Por último, jogue os restos das ervas no lixo.

Pés femininos mergulhados em uma bacia, dando banho de energia com flores

Foto: PurestockX/DIOMEDIA

Banhos energéticos

Ter mais energia

Ferva 4 litros de água, desligue o fogo e coloque 10 ramos de alecrim e um punhado de sal grosso. Deixe esfriar. Macere o alecrim com as mãos. Antes de utilizar o banho, acrescente 30 gotas de essência de verbena. Tome seu banho habitual e jogue o preparado, do pescoço para baixo, mentalizando bons fluidos. Deixe o corpo secar naturalmente. Os restos do banho devem ser jogados no lixo.

Proteção espiritual

Em uma panela, coloque 3 colheres (chá) de canela em pó, 1 xícara (chá) de folhas de boldo, 2 gotas de essência de hamamélis e 5 litros de água. Leve ao fogo para esquentar e desligue. Espere amornar e coe. Despeje em uma bacia e acrescente 3 litros de água. O procedimento do banho é o mesmo como foi citado anteriormente.

Banhos defumadores

Eles também são poderosos e eficazes. Tenha em casa um braseiro de barro. Ele deve ser perfurado em três locais em suas bordas, onde se prenderão os ganchos das correntes (aquelas usadas para sustentar xaxins e plantas em geral). Na verdade, a corrente servirá de suporte para o braseiro e evitará que se queime ao direcionar a fumaça. Na sequência, você precisará de um carvão vegetal pequeno, que será aceso com um pedaço de algodão embebido no álcool. Atenção: o braseiro só deve ser utilizado quando o algodão e o álcool forem consumidos, deixando apenas o carvão em brasa. Aí sim, você poderá colocar as ervas para fazer a defumação.

Livrar-se de cargas negativas

Misture numa vasilha, algumas sementes de erva-doce com um punhado de cravo-da-índia e canela em pau. Coloque tudo no braseiro aceso e inicie a defumação dos fundos para a frente da sua casa. Se for defumar-se passe a fumaça ao redor do seu corpo. Agora, se você for defumar alguém, peça para que a pessoa fique na sua frente e passe a fumaça do braseiro em volta dela. Nos dois casos, tome muito cuidado para não se queimar ou machucar o outro.

Acabar com o estresse e a irritação

Num recipiente, misture 3 anis-estrelado, 2 imburanas, 2 girassóis, e 3 folhas de louro (alguns desses produtos podem ser encontrados em casas especializadas). Você pode picar todas as folhas ou triturá-las. Mas lembre-se: a quantidade não deve ser alterada. O procedimento da defumação é o mesmo como foi citado anteriormente.

LEIA MAIS:

Texto: Melissa Sayki/Colaboradora
Edição: Juliana H Penteado
Designer: Roberta Lourenço
Fonte: Templo de Umbanda Caboclo Ogum Beira-Mar