Plantas que curam

Algumas plantas são remédios para algumas doenças. Desta forma, são outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais.

cavalinha
Foto Stela Handa

Algumas plantas possuem poderes medicinais. Elas agem no tratamento de várias doenças, sendo assim, outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais. Mas é claro, que antes de fazer uso de qualquer forma de medicação, o importante é consultar um especialista. Confira algumas plantas com poderes milagrosos!

 

boldo dentro de uma tigela

Fotos Gisele Tesser

 

Boldo

O segredo do boldo está no sabor amargo. Esse gostinho desagradável pode dar fim à ressaca do fim de semana, à sensação de estômago pesado deixado pela feijoada e ao desconforto de uma persistente prisão de ventre. São quatro as espécies mais conhecidas de boldo, mas em geral, apresentam as mesmas propriedades medicinais: estimulam o trabalho do fígado na quebra de gorduras e eliminação de álcool e dão uma mãozinha ao estômago e ao intestino, melhorando a digestão.

 

Chá, de camomila, flor,

Foto shutterstock.com

 

Camomila

A fama de calmante atribuída à planta é tão verdadeira que hoje é possível encontrar medicamentos com o extrato da erva em farmácias e até travesseiros especiais com aroma de camomila. Quando o problema é estresse, ansiedade, irritabilidade e sono agitado (ou insônia), nada mais eficaz do que um chazinho preparado com a erva, que acalma os ânimos com seu delicado odor e sabor. Anti-inflamatória e analgésica, também ajuda a diminuir cólicas intestinais em crianças e, em mulheres, alivia as cólicas menstruais.

Canela

Em pó ou em pau, a planta é um eficiente antigripal e expectorante, que auxilia no combate de gripes, resfriados, febre e ajuda na eliminação do catarro. Amiga do coração, afasta os riscos de doenças no sistema cardiovascular. O chá da casca seca é um ótimo energizante que ajuda no processo de digestão, melhora a circulação do sangue e também age como afrodisíaco em casos de perda de libido. Outras propriedades medicinais combatem asma, falta de apetite, insônia e ansiedade.

 

cavalinha

Foto Stela Handa

 

Cavalinha

É especialmente usada como diurético, para combater inchaços. Consumida em chás, a planta elimina o excesso de ácido úrico e combate a retenção de líquidos no período menstrual e pré-menstrual. Essa propriedade também faz da planta uma aliada das dietas de emagrecimento e previne o aparecimento da celulite, já que ajuda na eliminação das toxinas. O potássio é uma das substâncias responsáveis por esse efeito, pois regula a quantidade de água nas células.

Saiba mais:

Confira os benefícios da cebola e da cebolinha

Natação e hidroginástica ajudam a dormir melhor. Confira!

Doenças relacionadas ao refluxo e azia