9 plantas para se ter em casa durante a quarentena

Saiba como harmonizar os ambientes, afastando más energias e purificando o ar

plantas para dentro de casa
Foto: Shutterstock

Com o decreto de quarentena em todo o Brasil, transformar o isolamento domiciliar em algo mais saudável se tornou uma grande missão para aqueles que tinham uma rotina agitada. O home office virou a realidade de muitos profissionais que ainda buscam se adaptar ao novo quadro de forma produtiva. E, para o paisagista e diretor executivo da Vertical Garden, Bruno Watanabe, a chave do sucesso estaria na compara de plantas para dentro de casa.

Além de dar personalidade ao novo espaço de trabalho, exercem efeito sobre o nosso humor e sensação de bem-estar. Até mesmo varandas podem se transformar em escritórios. O verde tem a capacidade de reduzir em até 14% os níveis de tensão e ansiedade, em 44% a sensação de raiva e em 38% a de fadiga, o que obviamente impacta na disposição emocional e física“, explica o profissional.

Caso tenha interesse em adquirir todos esse benefícios para os tempos de pandemia, afastando as más energias e reciclando o ar dos ambientes internos, confira nove opções de plantas fáceis de cuidar.

Conheça as melhores opções de plantas para dentro de casa

1. Lírio da paz

Perfeita para ambientes internos, essa planta traz paz e tranquilidade para o cômodo em que está presente. Sua beleza delicada deve ser tratada com cuidado, uma vez que não pode ficar exposta diretamente ao Sol e pode ser regada de três vezes por semana.

2. Espada de São Jorge

O poder dessa planta é conhecido por todos. Há crenças de que ela afasta as más energias, protegendo a casa e seus habitantes. Também purifica o ar e produz bastante quantidade de oxigênio. Perfeita para ambientes sem muita claridade, não precisa ser reguada com frequência, uma vez a cada 10 dias.

3. Suculentas

As suculentas são ideias para aqueles que possuem uma rotina agitada e não tem tempo para se dedicar a muitos cuidados. Uma das melhores plantas para dentro de casa, já que se adapta bem a todos os cômodos, principalmente naqueles sem muita luz solar. Regue-as uma a duas vezes por semana apenas.

4. Arruda

Essa espécie possui um cheiro especial, forte e intenso. Por ser sensível as energias do ambiente, quando colocadas em cômodos carregados, pode murchar rapidamente, equilibrando as vibrações e melhorando a vitalidade da casa e o ar. Deixe-a tomando um banho de Sol frequentemente e regue-a de dois em dois dias.

 

5. Jiboia

Uma das plantas para dentro de casa de melhor adaptação, uma vez que podem ser encontradas de forma pendente e rasteira. Traz alegria e conforto para os ambientes, e pode se desenvolver em curto prazo. Deixe-a exposta a luz natural e regue-a de dois em dois dias.

6. Palmeira Chamaedorea

Uma das queridinhas entre os decoradores de plantão. Essa espécie de palmeira ajuda na purificação do ar e liberta os cantos da casa de energias paradas. Pode colocá-la no Sol durante algumas horas e encha seu vaso de água três vezes por semana.

7. Pimenta

Assim como a espada-de-São-Jorge, a pimenta também é uma das plantas com maior número de crendices populares. Isso porque ela teria o poder de quebrar a negatividade e os maus fluídos advindos do mundo externo. Deixe-a na porta de casa, com acesso a luz natural quando possível. Regue-a de dois em dois dias.

8. Calathea

Vistosa e de folhas grandes, essa planta pode se encaixar em várias áreas da casa. Ela esbanja sua beleza e ativa o nosso bem-estar visual. Além disso, precisa de poucos cuidados. Água duas vezes por semana e luz apenas indireta.

9. Fitônia

Sua beleza exótica e cores vivas chamam a atenção. Vista nos tons vermelhos, rosas e brancos, atrai boas energias e exuberância para o ambiente em que está presente. Deve ficar exposta a luz do Sol de forma indireta e deve ser regada 3 vezes por semana.

Leia também: