Plantas de inverno: 9 espécies resistentes aos dias frios

9 plantas que são resistentes ao frio do inverno

A temperatura começou a diminuir, mas nem por isso sua casa precisa perder a vida

plantas de inverno
Foto: Pexels

Não é só na primavera que você pode deixar a sua casa colorida, com lindos vasos de flores em cada canto. Embora sejam mais selecionadas, existem algumas plantas de inverno que se adaptam perfeitamente as baixas temperaturas e podem ser cultivadas facilmente em qualquer cômodo da casa.

Por não precisarem da incidência da luz solar ou de muitas regas, elas conseguem sobreviver e florescer durante os dias mais gélidos do ano. E, para aproveitar por mais tempo a beleza de cada uma, a melhor época para investir nessas espécies é no finalzinho do outono, quando o clima úmido dá lugar ao seco.

Para o florista Lenir Jeronimo Dias, o segredo para torná-las duráveis está na manutenção ao longo da estação. “É ideal ficar atento à limpeza diária, retirando todas as folhas murchas dos vasos, que evitam o crescimento correto das plantas”, afirma.

Saiba quais são as melhores plantas de inverno

1. Amor-perfeito

Amor-perfeito
Foto: Pexels

O local onde você mora costuma gear ou ficar com a temperatura bem baixa durante a estação? Então, essa espécie é perfeita para o cultivo, já que o clima quente atrapalha a sua germinação. Geralmente, atinge no máximo 15cm de altura e possui uma variedade de cores vivas, como azul, amarelo, rosa, vermelho e lilás. Uma curiosidade é que alguns locais utilizam a flor como tempero. Ela pode ser regada de duas a três vezes por semana e deve ser colocada próxima a janela.

2. Prímula

plantas de inverno Prímula
Foto: Pexels

Seu nome vem do latim primus, que significa “Primeiro”. A alusão é por conta da floração da planta, que ocorre no final do inverno. Dentre as suas principais características está um perfume forte e adocicado. Mesmo não possuindo um caule, ela pode atingir a altura de 30cm. Também são encontradas em diversas tonalidades, como rosa, roxo, vermelho, laranja e branco. São perfeitas para compor varandas ou vasos médios. Deixe-a em meia luz e não a regue constantemente.

3. Camélia

Camélia
Foto: Pexels

Embora seja uma planta bastante versátil, já que nasce o ano inteiro, é só no inverno que ela atinge o ápice da sua beleza. Durante a estação, ela floresce bicolor, podendo decorar qualquer cômodo da casa com sua formosura. Pode ser regada duas vezes por semana e, de preferência, posicionada próxima da janela.

4. Boca de Leão

Boca de Leão
Foto: Pexels

Seu nome popular é proveniente do formato que ganha ao florescer, assemelhando-se a uma boca de leão aberta. É uma das plantas de inverno com maior propensão a se desenvolver, podendo chegar a 1m de altura. Geralmente, tem seu desabrochar no final do inverno e são vistas em diversas cores. É perfeita para ambientes internos e arranjos, mas deve ser colocada na luz solar direta e com um solo sempre úmido.

5. Ciclame

plantas de inverno Ciclame
Foto: Pexels

É uma das espécies mais resistentes ao inverno, sobrevivendo a temperaturas abaixo de 10°C. Não é à toa que é chamada de “rainha da estação”. Além disso, trata-se de uma das plantas mais comercializadas e utilizadas na decoração interna e externa de ambientes. A explicação está na sua beleza e delicadeza. Enquanto que a sua folhagem possui uma cor verde escura com manchas mais claras, sua flor tem tonalidades vibrantes, como branca, vermelha, rosa, salmão. Para sua manutenção, é preciso retirar as partes amareladas e regar diretamente o solo de duas a três vezes por semana.

6. Azaleia

Azaleia
Foto: Pexels

Seu charme está na variedade de cores que pode ser encontrada. Indo do vermelho, rosa e branco, além de uma mescla entre os tons. Mesmo que o inverno não seja a melhor época para o seu desenvolvimento e florescimento, ainda assim, seu desabrochar acontece nessa estação. Ela é perfeita para decorar ambientes internos da casa, como a sala de estar. Deixe sempre a terra úmida, mas não encharcada, retire as folhagens amareladas e posicione-a em meia luz.

7. Gardênia

plantas de inverno Gardênia
Foto: Pexels

Uma das plantas de inverno mais deslumbrante para cultivar dentro de casa. Sua textura e espessura são bastante delicadas e aveludadas. Dentre os seus pontos positivos está o forte perfume que pode tomar conta dos cômodos. Mas, atente-se as suas folhas: se estiverem no tom verde-escuro, significa que terão mais tempo de vida. Regue-a de três a quatro vezes por semana e deixe-a em locais com meia luz.

8. Cravo

plantas de inverno cravo
Foto: Pexels

Essa espécie é típica de climas frios, já que atinge seu ápice de desenvolvimento nessa época do ano. Delicadas e de coloração variada e mista, tem seus tons ligados a sentimentos e emoções. Por exemplo, o branco significa pureza, enquanto o vermelho sensualidade. O melhor para tê-la é na mesa de jantar ou no centro da sala. Seu solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. E não precisa de incidência direta da luz do sol.

9. Jasmim de Inverno

plantas de inverno Jasmim de Inverno
Foto: Pexels

Também conhecida como jasmim dos poetas, a espécie tem desenvolvimento rápido e um perfume encantador. Trepadeira de ramos avermelhados, é é indicada para cobrir colunas, portões, muros e grades. Deve ser cortada periodicamente e regada de três a quatro vezes por semana, diretamente no solo.

Leia também: