Confira um plano de caminhada para sair do sedentarismo e queimar calorias!

Afaste a preguiça e conquiste mais saúde com a inclusão dos exercícios no dia a dia

Opte por usar roupas confortáveis e leves durante a caminhada.
Opte por usar roupas confortáveis e leves durante a caminhada. FOTO: Shutterstock

Um bom plano de caminhada é uma ótima opção de exercício para o corpo, e fornece ainda mais benefícios ao corpo quando aliado a uma reeducação alimentar! Além de acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento, o plano de caminhada reduz o risco de diversas doenças.

Pensando nisso, com a ajuda da personal trainer Marina Haddad, elaboramos um plano de caminhada que visa instruir sobre os principais cuidados para quem quer começar a atividade, além de dar dicas para não errar e favorecer o surgimento de lesões. Preparado para conferir?

Iniciantes: caminhar em uma intensidade moderada por, no mínimo, 30 minutos de 2 a 3 vezes por semana.

Intermediários: caminhar 30 minutos em uma intensidade moderada, alternando entre 2 minutos mais intensos com 2 minutos mais leves, até completar meia hora. Também de 2 a 3 vezes por semana.

Avançados: correr ou trotar continuamente durante o exercício, de 2 a 3 vezes por semana, entre 30 a 40 minutos.

Seguir um plano de caminhada elaborado por um profissional é ideal para garantir bem-estar!

Seguir um plano de caminhada elaborado por um profissional é ideal para garantir bem-estar! FOTO: Shutterstock

Dicas para um plano de caminhada eficaz!

  • Aquecer-se é fundamental! “É muito importante preparar o corpo para as atividades físicas. Comece caminhando de 5 a 10 minutos em uma intensidade mais leve antes de começar efetivamente o exercício”, aconselha a personal trainer Marina Haddad.
  • Marina recomenda o uso de tênis próprio para corrida e roupas de ginásticas. Já o melhor horário para caminhar é antes das 10 da manhã ou depois das 16 horas, pois o sol não está tão forte. Mantenha-se sempre hidratado, e, se possível, utilize bonés ou viseiras.
  • “Pessoas com restrição ósteoarticulares, como dores lombares, no joelho e em outras articulações, devem ter liberação médica para prática de caminhada/corrida e realizar exercícios de fortalecimento junto com a caminhada”, explica Marina.
  • A personal sugere que, para iniciantes ou pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, o ideal é começar pela esteira. Uma vez adaptado ao exercício, o treinamento ao ar livre pode começar.

Consultoria Marina Haddad, personal trainer

 

LEIA TAMBÉM: