Pilates para idosos: conheça 9 motivos pelos quais eles devem praticar!

A mobilidade é o que nos dá independência e é um fator de extrema importância para a autoestima e para a saúde mental. Para ajudar a manter a boa qualidade de vida na terceira idade, aposte nos efeitos positivos do pilates para idosos!

Mulher idosa sorrindo, com blusa azul e os braços abertos. De fundo, há um homem idosos também com os braços abertos.
Pilates para idosos traz inúmeros benefícios, dentre eles fortalecer os músculos. FOTO: GettyPremium

Que o exercício é benéfico para saúde, a maioria já sabe! Mas, por que pilates para idosos é recomendado? Após os 65 anos de idade, devido ao processo de envelhecimento e fatores como sobrepeso, sedentarismo e doenças crônicas, é comum surgirem dificuldades de mobilidade, flacidez nos músculos, perda de massa muscular, da densidade óssea, do equilíbrio e da coordenação.

Segundo a fisioterapeuta e especialista em pilates Walkiria Brunetti, tudo isso colabora para o aumento do risco de lesões e prejudica a autonomia dos idosos – consequentemente, sua qualidade de vida. “A prática de atividades físicas é recomendada como forma de melhorar a mobilidade, assim como para minimizar os efeitos da idade na musculatura e na estrutura óssea”, explica. Listamos abaixo 9 razões pelas quais os idosos podem e devem fazer pilates. Confira!

Pilates para idosos: 9 motivos para praticar os exercícios físicos!

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Walkiria Brunetti, fisioterapeuta e especialista em pilates

Agora que você já sabe sobre a importância do pilates para idosos, compartilhe a informação com seus amigos!

LEIA TAMBÉM: