Pilates, ioga e outros exercícios que viraram mania entre as celebridades!

Quer torrar calorias? Conheça os exercícios, como o pilates e as artes marciais, que são tendência entre as famosas e invista neles você também

mulher praticando ioga
Foto: iStock.com/Getty Images

Você sabe o que o balé, a ioga, o pilates e as artes maciais tem em comum? Além de serem ótimos aliados da boa forma e da saúde, também são escolhas principais das famosas quando o assunto é exercício físico. Se você quer se inspirar nas musas para entrar em forma, confira outros benefícios de cada modalidade:

mulher praticando ioga

Foto: iStock.com/Getty Images

Ioga

A ioga é uma filosofia criada na Índia há mais de 5 mil anos e procura aliar exercícios para o corpo, a mente e o espírito. As aulas são feitas em grupos a partir de uma sequência de posições corporais. Porém, existem mais de 100 tipos de ioga, que variam de acordo com os objetivos de cada pessoa. Enquanto a Ratha Ioga é mais zen e controla a ansiedade, a Power Ioga possui um ritmo mais puxado e é feita nas academias ao som de música eletrônica. Com isso, a queima calórica também é relativa, variando de 300 calorias a 500 calorias por hora. Entre os resultados da ioga estão: músculos fortalecidos, flexíveis e alongados, que podem ser notados logo nos primeiros meses de prática. Porém, os adeptos desta técnica garantem que seus benefícios não param por aí. O sono, a respiração e a alimentação também sofrem melhorias significativas. Deve ser por isso que famosas como Luciana Gimenez, Christiane Torloni, Nathália Dill e Ana Paula Tabalipa fazem parte do time de celebridades que aderiram à técnica. “A ioga mudou meu corpo. Com ela, dei uma secada”, garante a atriz Ana Paula Tabalipa.

Balé

Entre as famosas que não abrem mão dessa dança para manter o corpo em dia está Priscila Fantin, que pratica balé clássico. Essa dança performática traz consigo diversos benefícios para o corpo, como postura ereta, flexibilidade corporal e melhoras na respiração. Mas quem deseja torrar gordurinhas ou definir o corpo também pode encontrar nesse exercício resultados rápidos. Como o balé usa bastante o movimento dos membros inferiores, é possível queimar calorias e desenhar pernas e coxas simultaneamente. Em linhas gerais, cada hora de balé é capaz de queimar de 250 a 350 calorias.

Pilates

Febre entre as famosas, o pilates fez Deborah Secco enxugar medidas e é o grande responsável por deixar o corpo da pop star Madonna durinho aos 51 anos. A técnica foi criada em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, que associou métodos de alongamento com exercícios feitos em uma máquina especial que utiliza o peso do próprio corpo. “Com o treino de pilates, é possível melhorar a fl exibilidade do corpo e a força muscular. Além disso, a técnica ajuda também a respiração”, garante Cleber Nunes, educador físico da Body Systems Latin América, de São Paulo (SP). O pilates é encontrado nas academias do Brasil de duas formas distintas: treino na máquina e aulas coletivas. O treino na máquina geralmente é individual, e trabalha os músculos em vários ângulos, proporcionando um melhor resultado. Já as aulas coletivas são feitas na bola, garantindo um bom condicionamento físico e uma ótima definição abdominal. “Para ter um resultado satisfatório, o ideal é treinar de 2 a 3 vezes por semana”, explica o profissional. “É possível perder até 300 calorias em 1 hora de aula. Se o treino for puxado, o gasto pode chegar a 450 calorias.”, completa.

Artes marciais

A top Gisele Bündchen surpreendeu todo o mundo ao afirmar que o kung-fu a ajudou entrar novamente em forma depois da gravidez. Outra modelo internacional que usa e abusa das artes marciais para manter suas curvas é a alemã Heidi Klum, que pratica regularmente karatê. “As mulheres podem fazer qualquer tipo de arte marcial. O critério deve ser afinidade e objetivos”, avalia o treinador Cléber Nunes. Grazi Massafera aprendeu a lutar de verdade para fazer a vilã Deodora na novela Tempos Modernos (Rede Globo): “Eu fiz 2 meses de luta. Estou tomando proteína porque já sou magra demais e a luta emagrece”, revela. Nos dias de hoje, existem diversos tipos de modalidades de artes marciais acessíveis nas academias. Enquanto karatê e kung-fu trabalham bastante os movimentos e a respiração, judô e jiu-jitsu exigem um melhor condicionamento físico. “Em comum, todas garantem tonificação muscular, flexibilidade e diminuição do estresse”, avalia o profissional. Para manter o corpo sempre em movimento e a saúde em dia, procure praticar a modalidade escolhida entre 2 e 3 vezes por semana. Já o gasto calórico varia de acordo com cada arte marcial, numa média de 350 calorias por hora.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Cléber Nunes, educador físico e treinador da Body Systems Latin América, de São Paulo (SP) | Entrevista: Eliane Calixto e Márcio Mello/Colaborador

LEIA TAMBÉM