Pets

O que fazer para o gato não fugir de casa? Especialista dá dicas

Médica-veterinária cita medidas importantes para evitar esse comportamento nos bichanos; confira quais são

Não deixar o gato fugir de casa ajuda a evitar doenças no animal (Foto: Shutterstock)

Que os bichanos são animais bem arteiros, a gente já sabe! A grande questão é que esse seu jeito explorador faz com que eles saiam para dar uma voltinha… Mas você sabia que o ideal é proporcionar um ambiente para o gato não fugir de casa?

Pois é! Apesar dessa necessidade de explorar — já que gatos possuem instintos herdados pelos felinos selvagens —, isso não deve ser confundido com liberdade e vontade de querer sair de casa.

Dados mostram que a expectativa de vida de gatos que frequentam a rua gira em torno de três a dez anos, enquanto a de um gato doméstico saudável e que não tem acesso às “voltinhas” é de aproximadamente 15 anos. Uma baita diferença, né?

Tamara Lopes, que é médica-veterinária, explica que durante as saídas, os gatos podem vivenciar situações que podem levar até a morte, como atropelamentos e o envenenamento. Além disso, eles podem machucar as patinhas ao escalar muros.

“Nessas saídas, os gatos também ficam expostos a algumas doenças virais e contagiosas, então o mais seguro e saudável é deixar seu gatinho em casa”, ressalta a especialista em animais.

Ou seja, manter seu gato em casa, você está mantendo seu bichano seguro. Confira também outras dicas importantes listadas pela profissional para o gato não fugir:

Castre o seu gatinho:

De acordo com Tamara, esse é o primeiro passo para o gato não fugir, já que isso ajuda o animal a ter esse comportamento. Além disso, a castração também evita outras doenças nos animais. Legal, né?

Use telas na sua residência:

Se o seu gato é filhote, é muito importante que você o acostume a ficar dentro de casa, evitando assim que ele “banque o fujão”. Nesse sentido, você pode contar com a ajuda de telas em casa e também em corredores que dão acesso ao quintal.

Elas vão ajudar a impedir a fuga do animal e também são essenciais para diminuir o risco de quedas, por exemplo. As telas são importantes principalmente quando se mora em apartamento, já que há um risco maior de acidentes com altura.

Enriqueça seu ambiente para o gato não fugir

O enriquecimento ambiental é uma ótima solução para manter os gatinhos em casa, afinal de contas, com bastante entretenimento em casa, os bichanos se tornam menos propensos a fugir em busca de estímulo e brincadeiras. Portanto, invista em brinquedos que estimulem seu lado explorador e caçador do animal.

Outro ponto importante é manter as caixas de areia limpas, assim ele criará o seu próprio território. Ofereça também boa comida e deixe à disposição potes de água largos, que não incomodem as vibrissas (bigodes) dos felinos.

E se um gatinho fugir e for parar na sua casa?

Bom, o melhor neste caso é tratá-lo muito bem! Tentar espantar o bichano pode provocar acidentes, então o ideal é deixar o pet ter seu próprio tempo para retornar ao seu lar. Por isso, que tal se abaixar e fazer um carinho no gato? Além de fofos, os ronronados do gato tem inúmeras propriedades, inclusive de autocura.

Fonte: Tamara Lopes, médica-veterinária da Clínica Pigovet.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Comportamento

Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento

Saúde

Se você tem sentido dor ou outros sintomas no calcanhar, pode ser bom investigar para saber se a causa é a bursite na região

Pets

A queda de pelos dos pets ficar maior no outono é comum, porém podem ser necessários cuidados se isso for muito excessivo

Sair da versão mobile