Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Gatos conseguem saber quando estão sendo chamados e podem ignorar de propósito
Gatos conseguem saber quando estão sendo chamados e podem ignorar de propósito - Foto: Shutterstock

Pets

Você sabia que seus gatos podem estar te ignorando de propósito?

Isso mesmo! Segundo pesquisa da revista Animal Cognition, os gatos podem ignorar seus tutores de propósito; entenda melhor

Se você tem um ou mais gatos, já deve ter passado por essa situação: você chama o animal, assobia, tenta de tudo, mas o bichinho só te ignora. Nesses casos, você pode até pensar que o seu gatinho não entendeu que você estava falando com ele. Porém, segundo pesquisa da revista Animal Cognition, a realidade não é bem assim.

Na verdade, de acordo com o estudo, os gatos podem ignorar seus tutores de propósito, mesmo sabendo que estão sendo chamados. Quer entender um pouco melhor sobre isso? Veja a seguir:

A pesquisa

A pesquisa feita pela Animal Cognition analisou 16 felinos domésticos. Durante o estudo, os bichinhos ouviram gravações de seus tutores falando frases direcionadas a eles e a outras pessoas. Com isso, foi possível notar que os gatos demonstravam uma reação maior (pupilas dilatadas, miados ou virar o ouvido para o alto-falante, por exemplo) quando seus tutores estão falando com eles. Ou seja, os pets conseguem distinguir quando estão sendo chamados.

Gatos podem ignorar seus tutores de propósito
Gatos podem ignorar seus tutores de propósito – Foto: Shutterstock

Além disso, os gatos ainda foram expostos a gravações de desconhecidos falando com eles e, nesses casos, eles demonstraram menos reações. Assim, os bichinhos não apenas percebem que estão sendo chamados, como também conseguem distinguir quando a voz que fala com eles é a de seu tutor.

Dessa forma, os gatos não ignoram seus tutores porque não sabem que estão sendo chamados ou não reconhecem quem está falando: eles fazem isso de propósito.

Mas por que os gatos ignoram seus tutores então?

Além de descobrir que os gatos podem ignorar seus tutores de propósito, a pesquisa ainda entendeu um dos motivos relacionados a atitude – o tom da voz usado pelos tutores quando estão sendo chamados.

Isso porque o estudo observou que os felinos respondem mais aos chamados quando o tutor usa uma voz carinhosa ou até a famosa “voz de bebê”. Já se o tom de voz usado pelo tutor não for agradável, os bichinhos costumam mostrar desinteresse. Muito espertos, não é mesmo?

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!

Pets

Apesar de não falarem com palavras como os humanos, os cães se comunicam bastante pela linguagem corporal; entenda como

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele