Além da saúde física, os pets também são fortes aliados da mente e das emoções de seus tutores
por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 12/06/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00
O número de animais domésticos nos lares brasileiros só cresce e esse dado mostra o quanto as famílias acham importantes ter pets. Seja para dar ao bichinho adotado um novo lar, constituir uma família — alô, pais de pet! — ou ter uma companhia, as pessoas parecem cada vez mais dispostas a dar todo o amor e carinho que eles merecem.
E isso não é à toa, viu? Além do amor incondicional dos animais por seus tutores, eles também promovem muitos benefícios à saúde e à vida dos humanos. Fique por dentro de quais são e adicione ainda mais tópicos na lista de motivos para ter um pet. <3
Ao adotar ou comprar um bichinho você passa a fazer parte dessa grande comunidade de tutores. E isso é assunto suficiente para começar várias conversas, interações e conhecer gente nova, sabia? Afinal, além de fóruns online sobre o assunto, o pet te obriga a sair mais de casa, dar passeios e socializar. Essa é a opinião de 54% dos entrevistados em uma pesquisa da Mars Petcare em parceria com o Human Animal Bond Research Institute (HABRI). Bora fazer aumigos?!
Ainda conforme apontado na pesquisa, 80% dos tutores afirmaram que ao ter um animal se sentem menos solitários. E nada melhor do que espantar a solidão, né? Principalmente para quem adotou o trabalho remoto como rotina e passou a ter menos interações humanas.
Graças ao "poder" calmante dos animais, estudos de saúde apontaram que a interação com eles é capaz de reduzir a frequência cardíaca e também a pressão arterial, sobretudo em momentos de estresse. É claro que ter um pet não substitui o uso de remédios para doenças cardiológicas, né? Mas é uma ótima alternativa para quem precisa levar uma vida mais leve e calma!
Se você tiver um bichinho de estimação, a tendência é cumprir com excelência a recomendação de atividades físicas, viu? Isso porque, de acordo a pesquisa publicada na Scientific Reports, em abril de 2019, tutores tem 4x mais chances de praticar os 150 minutos semanais de exercícios do que pessoas sem animais. Esse número se dá pela média de passeios diários com duração de meia hora.
A oxitocina e a endorfina são substâncias conhecidas como hormônios do bem-estar, pois causam essa sensação quando liberadas no organismo. Logo, são importantes no dia a dia e, principalmente, em casos de depressão, ansiedade, solidão e estresse. Nesse sentido, a pesquisa cientifica sugere que acariciar cães e gatos promove a liberação desses hormônios.
É comum ouvir que os pets ajudam pessoas com doenças psicológicas e emocionais, sobretudo na questão dos hormônios falados acima. Porém, isso não é só mito, sabia? A melhora causada pelos pets nesses quadros é comprovada cientificamente, conforme a pesquisa observacional publicada na BMC Psychiatry, em fevereiro de 2018.
Foram examinados 17 estudos realizados sobre a relação entre animais de estimação e pessoas que vivem com problemas de saúde mental. A partir disso, os seguintes resultados foram obtidos:
Ou seja, motivos para manter os bichinhos por perto não faltam!
Fonte: Mars Petcare.
Leia também
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.