Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veterinária orienta como deixar os bichinhos mais confortáveis dentro e fora de casa durante a estação mais quente do ano
Os cuidados com os pets devem ser redobrados no verão - Foto: Shutterstock

Pets

Confira 4 dicas para proteger a saúde dos pets no verão

Veterinária orienta como deixar os pets mais confortáveis dentro e fora de casa durante a estação mais quente do ano

A chegada de altas temperaturas exige atenção redobrada com os pets. Afinal, os animais de estimação também sofrem com a onda de calor e precisam de cuidados específicos durante esse período do ano.

“Os pets tendem a sofrer um pouco mais em dias quentes. Por isso, deve-se prestar atenção no comportamento deles e tomar medidas que refresquem e ajudem o bichinho a passar por esses períodos de forma saudável”, comenta Marina Meireles, veterinária comportamentalista da clínica Nouvet.

Nesse sentido, a especialista separou algumas dicas que podem te ajudar a garantir o bem-estar do seu pet para que ele possa aproveitar o verão de forma mais segura. Veja abaixo:

Passeios ao ar livre

O verão é perfeito para fazer passeios ao ar livre com os pets. No entanto, é importante evitar passear em horários mais quentes do dia, principalmente entre as 10h e 16h. O ideal é programar os passeios para o início da manhã e/ou final da tarde.

“Um ponto importante é sempre testar a temperatura do piso antes de expor o pet à área externa, seja areia ou cimento, pois há o risco de queimaduras sérias nas patas. Lugares arborizados e com sombra são preferíveis para os momentos de descanso durante o passeio”, orienta Marina. 

Hidratação e protetor solar

Não importa se os peludos estão dentro ou fora de casa, a água deve ser a melhor amiga do seu pet. Esteja sempre acompanhado de uma garrafa ou potinho d’água para mantê-los bem hidratados durante as caminhadas e passeios. 

Assim como os humanos, os pets também devem usar protetor solar específico para eles, principalmente nas regiões com menor cobertura de pelos, como no focinho, orelhas e barriga.

Refresque seu animalzinho

Apostar em atividades de enriquecimento ambiental é uma alternativa para divertir e refrescar os pets no verão. Utilize brinquedos recheáveis congelados com sachês, caldo de carne ou legumes, frutas e até a própria ração do pet. Cubos de gelo e alimentos úmidos também são bem-vindos. 

Atenção com os gatos!

Os tutores devem lembrar que não são apenas os cães que precisam de atenção no calor, os gatos também requerem cuidados especiais. Mesmo que fiquem dentro de casa e sejam mais adaptados ao calor, uma opção é oferecer uma toalha molhada e observar se o felino se deita em cima dela naturalmente, sem forçá-lo. 

É importante manter os gatinhos em um ambiente confortável, ventilado, com sombra e com água à disposição. Seja em formato líquido ou em petiscos congelados, a água precisa ser ofertada de forma recorrente, pois gatos costumam ingerir pouco líquido e podem precisar de incentivos dos tutores para se manterem hidratados.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Artista revelou que sofre de psoríase no couro cabeludo desde a infância; médico explica os sintomas e tratamento

Pets

Médica veterinária lista os cuidados e itens necessários para garantir uma tutela responsável; confira quais são

Estilo de Vida

Para tomar melhores decisões é necessário que o corpo esteja descansado e a mente livre de preocupações; entenda