Como tirar o cheiro de xixi de cachorro da casa?

Se o seu cachorro tem feito xixi nos lugares errado e o cheiro passou a incomodar, saiba como eliminar esse odor de lugares como sofá, colchão e tapete (com vídeo!)

O cheiro de xixi pode ser um incômodo no lar
O cheiro de xixi pode ser um incômodo no lar - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 18/04/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ter um pet é sinônimo de amor e alegria. Quando falamos dos cães, principalmente, o companheirismo é garantido. Mas é preciso lembrar que assim como nós, humanos, os bichinhos também têm necessidades, né? E isso inclui fazer xixinem sempre no lugar certo — que, muitas vezes, pode deixar um cheiro bastante desagradável na casa. 

Portanto, se você está se perguntando como tirar o cheiro de xixi de cachorro da casa, veio ao lugar certo! Reunimos algumas dicas de limpeza (com direito às receitinhas caseiras) para acabar de vez com esse odor e aproveitar o melhor que os pets podem nos proporcionar. Vamos aprender?

Como tirar o cheiro de xixi do tapete
Os tapetes costumam ser a principal escolha dos cães na hora de fazer xixi (Foto: Shutterstock)

3 receitas para eliminar o cheiro de xixi de cachorro da casa

Antes de anotar as dicas, lembre-se que os bichinhos devem ficar longe dos produtos de limpeza e também do local que está sendo limpo. Por isso, deixe-os em um lugar seguro  enquanto realiza a faxina. Em caso de misturas que precisam agir por mais tempo, garanta que os pets permaneçam longe durante todo o tempo. 

Tirando o odor do sofá

Se o animalzinho em questão tiver aprontado no sofá, essa receita vai ajudar a limpar o estofado e remover o cheiro de urina.

Você vai precisar de:

  • pano
  • balde
  • água
  • limpador específico para casa com pets
  • álcool

Como fazer: encha o balde com água e dilua o limpador. Lembre-se que a medida dependerá do tamanho do sofá, ok? Depois, molhe o pano úmido na mistura, sem encharcar, e vá passando no estofado. A ideia é deixá-lo úmido e não ensopado. Espere secar e finalize borrifando álcool. 

Eliminando o cheiro do colchão

Parece que o cãozinho resolveu usar a sua cama para urinar, né? Se esse for o caso, basta aplicar essa mistura que elimina até manchas secas.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 4 colheres (sopa) de água

Como fazer: misture todos os ingredientes em um potinho e aplique no colchão usando um pano limpo ou esponja. Espere secar e pronto! Ah, umadica extra: a solução também pode ser usada em tecidos, como as próprias roupinhas do pet. 

Nada de xixi no tapete

Os tapetes são ótimos itens de decoração, especialmente no frio, mas podem ser um prato cheio para os cachorros que costumam urinar fora do lugar certo.

Você vai precisar de:

  • bicarbonato de sódio

Como fazer: jogue o bicarbonato puro em cima das manchas de xixi e deixe agir por cerca de 5 horas. Se desejar, pode lavar o tapete depois normalmente desde que deixe-o secá-lo no sol. 

Gostou das dicas? Não perca o vídeo abaixo!

Fonte: Cleanipedia.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.