6 raças de cachorros pequenos para ter em apartamento

Buscando um novo amigo, mas o espaço é pequeno? A gente te ajuda a encontrar o cachorro ideal!

As raças de cachorros menores são perfeitas para apartamentos
As raças de cachorros menores são perfeitas para apartamentos - Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/02/2022 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A procura por pets pequenos cresce cada vez mais, especialmente de cachorros. Isso porque os apartamentos têm sido a principal escolha de lar para os brasileiros devido à maior segurança, preços mais em conta e até mesmo praticidade.

No entanto, esses espaços costumam ser bem menores do que as casas — às vezes, até chamados de "apertamentos" — e isso pode influenciar em algumas decisões, como a de ter um bichinho de estimação. 

Morando em um lugar menor, bate aquela dúvida: será que dá para ter um cãozinho? A resposta é sim! Ainda que algumas coisas precisem ser ajustadas, uma pesquisa sobre raças pequenas pode ser bastante útil nesse momento, viu?!

Para ajudar você a achar seu novo melhor amigo, listamos 6 raças de cães pequenos ideais para apartamentos! Veja: 

1 - Shih-tzu

De origem asiática, esses pequenos peludos são brincalhões, dóceis e uma ótima companhia — principalmente para as crianças! Podendo chegar a pesar até cerca de 8 kg, o Shih-tzu também é bastante silencioso e dorminhoco. Ótimo para não ter problemas com a vizinhança, né?

Shih-tzu
O Shih-tzu é perfeito para famílias com crianças - Shutterstock

2 - Yorkshire Terrier

Esse pequeno cãozinho inglês esbanja fofura! Inclusive, a raça ficou ainda mais popular por conta de seu tamanho "micro", ideal para as moradias atuais. O York promete ser um amigo inteligente, independente e confiante! 

Yorkshire terrier
Em tamanho micro, o Yorkshire cabe até mesmo nos "apertamentos" - Shutterstock

3 - Lulu-da-pomerânia

Pensa em um cachorrinho fofo! Também conhecido como Spitz-alemão-anão, ele é extremamente divertido e brincalhão, além de um fiel companheiro para seu dono. Com origens alemãs e polonesas, o peludinho não deve pesar mais do que 4 kg. Fofura!

Lulu-da-pomerânia
O lulu-da-pomerânia é realmente uma bolinha de pelos! - Shutterstock

4 - Chihuahua

Vindo diretamente do México, o Chihuahua é a definição de cachorro pequeno, considerado uma das menores raças do mundo! Ou seja, uma ótima escolha para os lugares pequenos.

Mas não se engane: apesar de bonitinho, seu temperamento pode ser um pouco agressivo.

Chihuahua
Esse cãozinho mexicano pode ser um pouco nervosinho, viu? - Shutterstock

5 - Pinscher miniatura

Rei dos memes, o Pinscher ficou famoso pelo seu comportamento irritadinho. Embora pequenininho, esse pet  descendente da Alemanha consegue assustar tanto quanto um leão, viu? Brincadeiras à parte, você deve, sim, esperar por uns bons rosnados se escolhê-lo, mas também terá um grande amigo até o final! 

Pinscher miniatura
Existe cachorro mais famoso que o Pinscher? - Shutterstock

6 - Maltês

Esse peludinho é super agitado e cheio de energia, mas isso não quer dizer que ele não seja uma boa opção para quem mora em apartamento. Pelo contrário, essa raça fofíssima se adapta muito bem nesse ambiente! Mas o Maltês não lida muito bem com a solidão, então é preciso acostumá-lo aos poucos a ficar sozinho no apartamento, para que ele não tenha problemas de ansiedade com isso, viu?

Maltês
Essa fofura de cachorro tem energia de sobra! - Shutterstock

Depois de escolher qual amigão adotar, lembre-se que, embora a raça seja ideal para apartamento, ela também precisa de ar livre e passeios, tá bom? Além disso, o cachorrinho requer espaços específicos para comer, fazer suas necessidades e dormir! 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.