Petiscos magrinhos para saborear sem sair da dieta | Alto Astral

Petiscos magrinhos para saborear sem sair da dieta

Selecionamos ideias de petiscos magrinhos para você não sair da dieta mesmo nos finais de semana ou durante as festas. Aproveite!

petiscos: vasilha com pipoca
Foto: iStock.com/Getty Images

Não é preciso sair da linha na hora da diversão. Para isso, selecionamos alguns alimentos que podem servir como petiscos bem leves, além de nutritivos, e que vão manter a sua barriga sequinha. Confira:

petiscos: vasilha com pipoca

Foto: iStock.com/Getty Images

Pipoca: preparada da maneira correta, é amiga da dieta!

Por possuir bastante nutrientes, se preparada de maneira correta, pode ser ingerida como petiscos e ainda trazer vários benefícios para a saúde. O problema está nos acompanhamentos, já que o alimento também é preparado com margarina, manteiga e até com bacon. Segundo a nutricionista Renata B. Pereira de Queiroz, por ser um cereal integral natural, está associada ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. “Possui grande quantidade de fibras, por isso, pode ajudar a melhorar o funcionamento intestinal”, completa a especialista. Mas, por mais saudável que seja, nada em exagero é bom, o ideal é consumir, no máximo 20g (ou 1 e 1/2 xícara de chá ao dia).

Como preparar:

• 2 colheres (sopa) de água
• 1 fio de óleo
• 1 punhado de milho
Coloque por volta de 9 minutos no micro-ondas, dependendo da potência, em um refratário de vidro coberto com um prato. Acrescente pouco sal.
Calorias: 30 calorias, sem óleo.

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Queijos: os mais magros podem ser utilizados como petiscos

O maior valor nutricional dos queijos é o cálcio, um mineral importante para a formação dos ossos e dos dentes. Os mais indicados, magros e saudáveis são:

Minas

• Valor nutricional: 67kcal
• Recomendação diária: 30g, igual a 1 pedaço grande.
• Dica: combina também com saladas.

Ricota

• Valor nutricional: 43kcal
• Recomendação diária: 30g, o que representam 2 pedaços pequenos.

Cottage

• Valor nutricional: 36kcal
• Recomendação diária: 30g, ou seja, 1 colher de sopa cheia.

Mix de castanhas: diversas opções muito saborosas!

Gostoso e com a opção de variar bastante entre as sementes, é necessário consumir esses alimentos de maneira adequada, já que são fonte de muitas calorias e ricos em gorduras. Renata ensina a preparar um mix que tem apenas 200 calorias e serve como um bom lanche:

1 castanha-do-pará: rica em antioxidantes, selênio e vitamina E.
3 castanhas de caju: fonte de triptofano, precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pelo estado relaxante.
3 pistaches: fornecem aminoácidos que nosso organismo não produz.
2 nozes: ajudam na sensa- ção de saciedade por ser rica em fibras.
2 amêndoas: contêm antioxidantes e vitaminas responsáveis pela saúde cardiovascular. Ajudam na manutenção do peso corporal.
1 damasco: riquíssimo em vitamina A, auxilia na saúde dos olhos e pele.

Texto: Thaís Farias/Colaboradora | Consultoria Renata B. Pereira de Queiroz, nutricionista www.rqueiroznutri.com.br