5 petiscos para comer na praia sem sair da dieta

Está programando uma viagem para praia, mas não quer sair da dieta? Veja as dicas para preparar petiscos light e aproveitar os dias de calor!

mulheres felizes tomando sorvete na praia
Foto: Shutterstock

O calor chegou! Se você acha que consumir refrigerante zero ou suco de caixinha enquanto curte os dias de praia é uma opção saudável, saiba que está muito enganada! Cheias de açúcar, sódio e/ ou conservantes, essas bebidas, assim como salgadinhos e outros industrializados, devem ficar fora dos momentos de folga. Mas então, o que incluir na sacola térmica? Veja as dicas das nutricionista Paula Castilho e Cíntia Pettinati.

mulheres felizes tomando sorvete na praia

Foto: Shutterstock

1. Chips de vegetais

Uma alternativa de petisco light que pode aparecer no lugar dos salgadinhos é o chip de vegetais. Você pode preparar com batata, abobrinha, beterraba, chuchu e batata-doce, entre outros de sua preferência. A receita costuma ser bastante simples: basta cortar os legumes de sua preferência em fatias bem finas, levar ao microondas ou forno convencional para assar e finalizar temperando com sal, pimenta ou ervas, de acordo com a sua preferência. Os petiscos como amendoins e salgadinhos podem ser substituídos por palitinhos de cenoura e pepinos com limão, uma opção gostosa e com pouquíssimas calorias.

2. Picolé de frutas

Uma dica de petisco light para a praia é fazer picolés naturais caseiros de frutas. Escolha aquelas que costumam agradar mais o paladar pessoal (melancia, morango, laranja, maçã) e prepare sucos com elas. Depois, basta distribuir o suco em forminhas próprias para picolé ou copinhos descartáveis pequenos e levar ao congelador.

3. Pipoca

Pode ser uma ótima opção de aperitivo, contanto que não venha acompanhada de óleo, manteiga ou muito sal. Uma maneira bem fácil de preparar é no micro-ondas: em um recipiente de vidro próprio para este forno, junte 5 colheres (sopa) de milho para pipoca com 5 colheres (sopa) de água e um pouco de sal. Cubra com filme-plástico, faça furinhos para sair o vapor e coloque no micro-ondas em potência alta por cerca de 6 minutos (ou até ver que está parando de estourar).

4. Caipirinha

A caipirinha (260cal em um copo de 250ml) pode ajudar a acrescentar alguns quilinhos extras em comparação com a cerveja (150cal uma lata), visto que a última contém um teor alcoólico menor. A dica é pedir a caipirinha com adoçante, pois geralmente o drink é tomado mais lentamente do que a cerveja. Sem contar que não se pode abusar do consumo de bebidas alcoólicas na praia. Para cada copo de bebida alcoólica, tome dois de água.

5. Salada de frutas e açaí

São opções saudáveis, pois oferecem fibras responsáveis pela sensação de saciedade. A granola também ajuda a regular o trânsito intestinal. Na hora de comparar as calorias entre ambos, no entanto, o açaí perde para a salada. De qualquer forma, frutas só devem ser consumidas em locais de confiança. É essencial que a salada tenha sido preparada e armazenada com a refrigeração adequada.

LEIA TAMBÉM: