Perdoar ou esquecer: qual caminho é o ideal para a superação?

Perdoar ou esquecer: o que de fato nos ajuda a seguir em frente e abandonar os ressentimentos de uma situação que nos marcou muito?

esquecer para superar situação
FOTO: Freepik.com

Somos humanos, diferentes uns dos outros e vivemos em sociedade. Por isso, é natural nos depararmos com conflitos familiares e/ou amorosos. Mesmo assim, precisamos seguir em frente. No entanto, o que pode nos intrigar é a dúvida: perdoar ou esquecer? Qual seria o caminho ideal para superar um trauma?

esquecer para superar situação

FOTO: Freepik.com

O perdão requer o abandono de ressentimentos em relação ao acontecido, mas, em alguns casos, pode vir acompanhado do estabelecimento de limites para seguir em frente. Em casos traumáticos, por exemplo, essa barreira pode ser a própria ausência de contato entre os envolvidos.

“Quando perdoamos, colocamos um ponto final em um assunto que não estava acabado e que consumia nossa energia”, afirma o professor do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Linhares, Márcio Merçoni. Em outras palavras, o ideal é deixar de lado o rancor que se instaura em nossas mentes e saber que esse feito pode, até mesmo, ajudar a superar os danos causados.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Angelo Cherubini Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado

Consultoria: Márcio Merçoni, professor do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Linhares