Perca peso comendo alimentos termogênicos

Fazer as pazes com a balança pode não ser uma tarefa muito simples para algumas pessoas, ainda mais porque exige comprometiment...

O que são termogênicos e como eles ajudam na perda de peso
FOTO: iStock

Fazer as pazes com a balança pode não ser uma tarefa muito simples para algumas pessoas, ainda mais porque exige comprometimento e dedicação. Contudo, certos alimentos podem dar uma forcinha, como é o caso dos termogênicos, que contêm ativos que ajudam a aumentar a temperatura do corpo. “Quanto maior a capacidade de produzir calor, mais calorias são gastas na sua dissipação, levando a uma aceleração do metabolismo e consequente perda de peso”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro.

Perca peso comendo alimentos termogênicos

FOTO: Shutterstock Images

Emagreça mais rápido!

Tomou uma sopa com caldo de pimenta e esquentou? O corpo vai trabalhar para dissipar o calor e manter a temperatura corporal estável. Este mecanismo é conhecido como termogênese”, assegura Tamara Mazaracki. Pesquisas mostram que, quando consumimos estes termogênicos naturais junto a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos, eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Conheça os principais:

SAIBA MAIS

Cardápio chapa-barriga com alimentos termogênicos
Termogênicas: emagreça comendo as gorduras “do bem”
Dieta termogênica detona até 8kg por mês!

Água gelada: quer ingrediente mais simples para afinar a silhueta? Quando ingerida, o organismo gasta mais energia para aumentar a temperatura corporal até atingir o número considerado correto (cerca de 36º).

Pimenta vermelha: contém capsaicina, considerada o mais potente termogênico. Consuma algumas gotas da versão líquida e curtida, ou uma pitada da versão em pó, desidratada e até a pimenta ao natural no preparo de pratos diversos.

Chá verde e preto, chá-mate, café: são ricos em teofilina e cafeína, substâncias que agem no sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal, além de aumentar a mobilização de gorduras estocadas. Consuma duas ou três xícaras por dia.

Perca peso comendo alimentos termogênicos

FOTO: Shutterstock Images

Coco: fonte de ácido láurico, estimula a função tireoidiana, o que ajuda a elevar a temperatura corporal. “Use coco maduro ou leite de coco, pois estes ativos estão presentes na gordura da fruta”, destaca a especialista.

Vinagre de maçã: o ácido acético presente atua melhorando a capacidade do corpo de utilizar a glicose (açúcar) como fonte de energia, reduzindo a resistência insulínica. “Quando os receptores de insulina trabalham com menos eficiência, ocorre um aumento de glicose circulante que acaba sendo armazenada sob a forma de gordura”, detalha Tamara. Consuma 1 colher (sopa) diluída em 1 copo de água duas vezes ao dia.

Condimentos: alho, mostarda, cúrcuma, pimenta-do-reino, gengibre e canela são ricos em fitoesteróis e polifenóis, substâncias que reduzem a resistência insulínica, que regulam o metabolismo e aumentam a temperatura corporal.

Consultoria: Tamara Mazaracki, médica especializada em nutrologia, Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia, www.tamaramazaracki.med.br