Com pequenas trocas alimentares, você ganha mais saúde. Confira!

Com pequenas trocas alimentares você garante muito mais saúde ao organismo e ainda pode eliminar alguns quilos. Saiba mais!

Alimento, saudável, refeição, salada, legumes e verduras
Foto iStock.com/Getty Images

Não é preciso abrir mão de alimentos e pratos saborosos para ter uma alimentação equilibrada. O ideal é fazer boas escolhas, dando preferência para o mais saudável. “É importante lembrar que um corpo perfeito nem sempre significa saúde, o foco deve ser adotar hábitos saudáveis e a consequência é um corpo bonito”, destaca a médica geneticista Clara Kubelka. Uma das maneiras de ingerir novos alimentos é substituir os que você já está acostumada por versões mais saudáveis. Veja dicas!

Alimento, saudável, refeição, salada, legumes e verduras

Foto iStock.com/Getty Images

Queijo amarelo > queijo branco

Quanto mais amarelo for o queijo, mais gorduras e substâncias químicas há nele. Por isso, opte pelos brancos, como o queijo de minas e o cottage.

Leite integral > leite desnatado

O leite já é naturalmente fonte de gordura, porém, há uma forma de reduzir essa substância: optando pela versão desnatada. O cálcio, principal nutriente presente na bebida e importante para a saúde do organismo, se mantém na versão sem gordura. A regra também vale para o iogurte.

Sal > ervas

Ele acentua o sabor dos alimentos, mas também pode fazer muito mal à saúde se consumido em excesso. O sal não precisa ser excluído do cardápio, mas com certeza deve ser usado com cautela. A grande concentração de sódio faz dele um agravante para o desenvolvimento de doenças cardíacas, por exemplo. A dica é investir em temperos naturais, como salsinha, cebolinha, gergelim, alho, cebola e pimenta, que ainda agregam nutrientes à dieta. Os pratos continuaram saborosos, porém mais saudáveis.

Várias ervas do jardim em vasos, tomates, batedeira, faca, tábua

Foto Shutterstock.com

Achocolatado > cacau

Cheios de açúcar, os achocolatados pouco têm de chocolate e acabam deixando as receitas muito doces e com excesso de calorias. Para ter o sabor do chocolate na versão saúde, prefira usar cacau em pó. Bolos, sobremesas e bebidas ficam uma delícia!

Pipoca pronta > pipoca caseira

A dica aqui é fugir do óleo. Tanto pipocas de micro-ondas, quanto as feitas na panela, levam muita gordura e acabam se tornando um veneno. O jeito é fazer no micro-ondas, mas com água. Isso mesmo! Coloque os grãos com uma pitada de sal e um pouco de água em uma tigela. Cubra com plástico filme, faça pequenos furos e leve ao micro-ondas por 5 minutos.

Alimentos refinados > integrais

Pães, bolos, biscoitos e todos os alimentos refinados, são pobres em nutrientes, uma vez que o processo de refinamento faz com que eles percam substâncias importantes, como as fibras. Por isso, sempre que possível, opte pela versão integral.

cereais integrais

Foto iStock.com/Getty Images

Alimentos fritos > assados

Gosta de filé à milanesa? Nada de fritá-los! É possível assá-los, fazendo com que fiquem mais nutritivos. Usar aveia para empanar, no lugar de farinha, também é uma opção para deixar a receita ainda mais do bem.

Barrinha de cereal > mix de cereais

É preciso muito cuidado na hora de adquirir uma barrinha de cereal. A maioria contém aditivos que estão longe de colaborar para uma alimentação equilibrada, como glucose de milho, açúcar e conservantes. A alternativa para a hora do lanche é um mix de cereais, igualmente fácil de carregar na bolsa, porém natural.

Saiba mais:

Reeducação alimentar: 7 passos para começar já!

Rotina alimentar: confira dicas de como melhorar seu cardápio

Confira quais são os nutrientes que não podem faltar no seu prato

Hambúrguer industrializado > hambúrguer caseiro

Os hambúrgueres prontos e congelados costumam ser ricos em gordura. Além disso, ao fazer seu próprio hambúrguer, é possível escolher os melhores – e mais saudáveis – ingredientes, como carne vermelha magra, frango, salmão e uma grande variedade de temperos naturais.

 

Texto Natália Negretti | Consultoria Clara Kubelka, médica geneticista