Patchwork country: aprenda a fazer uma linda toalhinha de chá!

Utilizando a técnica do patchwork, aprenda a fazer uma linda toalhinha de chá que remete ao clima country e traz todo o ar campestre para dentro de casa

toalhinha de cha de patchwork
Foto e Produção: Línive Oliveira Ambientação: Paiol 11 Móveis e Decorações

Utilizando a técnica do patchwork, onde trabalhamos com retalhos de tecidos e podemos criar peças do zero, você aprende aqui o passo a passo de uma graciosa toalhinha de chá. Sua combinação de estampas remete ao clima country e com um cafezinho passado na hora, alguns bolinhos de chuva e muita conversa, não há como não se sentir embalada pelo clima campestre. Aproveite!

toalhinha de cha de patchwork

FOTO E PRODUÇÃO: Línive Oliveira Ambientação: Paiol 11 Móveis e Decorações

Saiba mais:

Panos de prato de corujinhas: com moldes em tamanho real para baixar

Aprenda a fazer nécessaires 

3 barrados em patch apliquê reaproveitando retalhos

Materiais utilizados:

• 30cm de tecido de algodão xadrez
• 30cm de tecido de algodão estampado bege
• 60cm de tecido de algodão bege para o forro
• Retalhos de tecidos de algodão variados (em torno de 40 tipos)
• Manta acrílica
• Linha de costura
• Tesoura
• Agulha

Execução do patchwork:

1. Recorte 16 quadrados de 11cm x 11cm, sendo cada um de uma cor.
2. Recorte 6 quadrados de 4,5cm x 4,5cm no tecido bege. Recorte mais 3 quadrados de 4,5cm x 4,5cm no tecido marrom. Dobre de bico 2 quadrados bege e recorte ao meio. Dobre de bico 2 quadrados marrons e recorte ao meio.
3. Pelo avesso, costure um pedaço bege ao pedaço marrom, formando um novo quadrado. Faça o mesmo procedimento 3x. Monte o bloco conforme esquema abaixo.
4. Faça mais 12 blocos seguindo os item 2 e 3.
5. Una pelo avesso um quadrado liso, um bloco colorido e outro quadrado liso. Faça este procedimento mais uma vez. Una pelo avesso um quadrado liso, um bloco colorido, outro quadrado liso, outro bloco colorido e outro quadrado liso. Faça este procedimento mais uma vez.

esquema de montagem patchwork

6. Una pelo avesso as tiras em diagonal, seguindo a sequência dos quadros: a tira com 3 quadrados, a tira com 5 quadrados, a tira com 7 quadrados, a tira com 7 quadrados, a tira com 5 quadrados e a tira com 3 quadrados.
7. Para formar o retângulo, refile os quadrados das laterais, formando os triângulos, conforme modelo.
8. Para a moldura bege, recorte 2 tiras de 4cm x 44cm e 2 tiras de 4cm x 58cm. Costure pelo avesso na volta toda do retângulo colorido.
9. Recorte 4 quadrados em tecido xadrez azul de 8cm x 8cm. Recorte no tecido xadrez amarelo 2 tiras de 8cm x 44cm e 2 tiras de 8cm x 58cm. Costure pelo avesso na volta toda do retângulo colorido. Em cada ponta da tira xadrez maior, costure pelo avesso o quadrado em xadrez azul. Costure estas tiras em volta do retângulo colorido.
10. Recorte o forro do mesmo tamanho da frente colorida, faça o quilt reto e finalize com o viés em tecido. Costure pelo direito, vire para o avesso e arremate à mão.

 

Execução: Leila M. R. Penteado
Foto e Produção: Línive Oliveira
Ambientação: Paiol 11 Móveis e Decorações