Veja 3 passos para controlar mais seus gastos

Nem sempre é algo fácil deixar os gastos sob controle, porém existem algumas atitudes que você pode tomar para melhorar sua situação financeira

dinheiro caneta calculadora gastos
Por Giovane Rocha - 06/03/2017

Foto: iStock.com/Getty Images

Quem nunca sonhou em conquistar a independência financeira? Mas, primeiramente, é necessário mudar alguns fatores que envolvem seu dinheiro, como colocar na balança sua renda e seus gastos para, assim, não terminar o mês no vermelho e poder desfrutar mais dos seus ganhos.

Organize as finanças

O primeiro passo é, sem dúvidas, fazer uma estruturação prévia da situação financeira atual. “Levantar todos os custos e receitas mensais, tudo o que tem de conta a receber e dívidas a pagar”, aponta o especialista em gestão financeira Victor Barboza. Cabe a cada um escolher a forma como consegue controlar melhor as finanças, seja por meio de papel, planilhas, aplicativos ou outras ferramentas. “O que realmente importa é que este controle passe a ser rotineiro”, completa o profissional.

dinheiro caneta calculadora gastos

Foto: iStock.com/Getty Images

Faça um planejamento

Verificar quais são as dívidas e montar um esquema para pagá-las, criando prioridades a partir de juros e risco, por exemplo, pode parecer algo complicado, porém é extremamente necessário. “Nessa etapa, também devem ser considerados rendas e gastos futuros, planejando-os em um período de tempo”, aconselha o especialista.

Monte uma planilha de gastos

O mês nem terminou, o salário acabou e você não sabe por onde ele escorreu? Talvez seja a hora de começar a fazer uma planilha de gastos, com a listagem de todas as entradas e saídas de dinheiro e o saldo do fluxo de caixa durante um período de tempo.

“Assim, saberá, por exemplo, a data do ingresso dos recursos (como salário, pensão, aluguel, entre outros) e a natureza dos gastos que possui, bem como o valor e a data de saída de dinheiro. Desta forma, poderá ter uma percepção sobre suas finanças, se está sobrando ou gastando mais do que pode”, analisa o especialista em finanças Alexandre Prado.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Alexandre Prado, especialista em finanças; Victor Barboza, especialista em gestão financeira para micro e pequenos negócios e fundador da empresta Gestão Financeira Criativa