Como o passe espírita pode auxiliar na cura de doenças

Ensinamentos da Doutrina Espírita para alcançar a cura dos males do corpo e da alma

Mulher deitada recebendo passe
Foto: Shutterstock Images

As cirurgias espirituais, ou curas espirituais, conhecidas por curar o espírito e a alma, vêm ganhando cada vez mais adeptos espalhados por todo o país. Isto porque os seguidores da Doutrina acreditam que o corpo físico está ligado ao perispírito – espécie de aura formada por elementos químicos desconhecidos e que só existem no plano espiritual.

As curas são realizadas por diversas culturas há milênios. No Egito e na Grécia antiga, era comum a existência de médicos-feiticeiros, cujos rituais criados deram origem ao que conhecemos hoje como cura espiritual.

Mulher vestida de branco com as mãos fechadas

FOTO: Shutterstock

Realidade psicossomática

A realidade psicossomática do ser humano nos ajuda a compreender os fenômenos envolvidos no processo de cura espiritual. Ela é formada por uma série de realidades minimamente independentes e interagentes que seriam o espírito propriamente dito (mente), ou seja, o corpo mental, o corpo espiritual (perispírito ou modelo organizador biológico), o duplo etérico (corpo vital) e o corpo físico ou material. Portanto, as curas só podem ser explicadas a partir do entendimento desta interrelação entre os componentes do “complexo humano”.

SAIBA MAIS

A importância de Allan Kardec para o Espiritismo
8 filmes que falam sobre espiritualidade
Como funciona a espiritualidade nos animais?

Fé x medicina tradicional

Não existem respostas exatas quanto à cura. Pesquisas científicas recentes são categóricas ao afirmar que a em alguma religião interfere positivamente na capacidade de recuperação de um doente. Para a Doutrina Espírita, os tratamentos convencionais não são indispensáveis na cura do doente.

Mulher deitada recebendo passe

FOTO: Shutterstock

O caminho da cura

Dentro dos diversos métodos de tratamentos espirituais, o passe é o mais comum entre eles. Ele se caracteriza pela transfusão de energias – ou fluidos – realizada pelo pensamento do passista e dos espíritos que atuam junto a ele. Allan Kardec, codificador do Espiritismo, explica que “a cura se opera pela substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã” e, na verdade, não importa a mediundade do passista, desde que haja o desejo de se fazer o melhor. É o pensamento que dá qualidade curativa aos fluidos, que existem em estado natural ao nosso redor.

Pessoa no por do sol com os braços abertos

FOTO: Shutterstock

Qualquer pessoa pode passar por uma cirurgia espiritual para alcançar a cura, independente de sua religião. “Como é um trabalho que basicamente usa o ectoplasma, a energia emanada do universo, não importam as situações de ou de qualquer coisa nesse sentido”, explica o médium Sidney Zilio Lima. “Lida-se com esse ruído e, por meio dele, a pessoa recebe o tratamento necessário”. A cirurgia espiritual é procurada como uma forma de complementar os tratamentos oferecidos pela medicina tradicional.

Texto e pesquisa: Júlia Martins/Colaboradora | Consultoria: Sidney Zilio Lima, médium do centro espírita Dádivas de Luz. | Livro: O Livro dos Espíritos, Allan Kardec. Editora Lake.