Como passar protetor solar em todos os tipos de pele? Confira

No verão, os raios solares incidem com mais força, intensificando a importância de passar protetor solar para evitar queimaduras e outras consequências

A proteção contra o sol é essencial para combater os problemas de pele
Proteção: uma das maiores causas da flacidez é a exposição excessiva ao sol. Os raios ultravioleta danificam a epiderme e a derme, a camada mais profunda da pele. E é exatamente na derme que se encontra o colágeno, uma proteína produzida pelo próprio organismo, responsável por manter a firmeza da pele. Os raios de sol têm a capacidade de destruir a estrutura do colágeno, prejudicando a sustentação da pele. Foto: Reprodução/PureStockX/DIOMEDIA

No verão, os raios solares incidem com mais força, intensificando a importância de passar protetor solar na pele. Expor-se ao sol sem essa proteção pode causar problemas imediatos, como queimaduras, bolhas e vermelhidão.

“As áreas corporais de queimaduras solares evoluem com um risco maior de desenvolvimento de câncer de pele, particularmente os não melanoma. Além disso, a exposição ao sol sem proteção também pode causar manchas de difícil controle na pele (principalmente na face), assim como muitos sinais de envelhecimento: rugas, sulcos, piora da textura e elasticidade da pele”, explica a médica dermatologista Cristiane Braga Kanashiro, da Clínica Due.

Como passar protetor na pele?

  • A aplicação é igual em qualquer tipo de pele, o que vai mudar é a textura do protetor.
  • Na primeira vez que for aplicar, espalhe o protetor sem roupas, para não esquecer nenhuma parte!
  • A pele deve estar limpa e seca para evitar que ocorra manchas.
  • Os protetores em creme devem ser espalhados com movimento circulares, já os de textura gel, em um único sentido.
  • Os produtos em spray devem ser aplicados diretamente sobre a pele e não devem ser espalhados com as mãos.
  • Exponha-se ao sol depois de, pelo menos, 30 minutos de passar protetor.
  • Não se esqueça de passar nos pés, nas mãos, no pescoço e nas orelhas!
como passar protetor solar

Foto: Shutterstock

Pode passar protetor de corpo no rosto?

“Não é o ideal, pois a pele do corpo e do rosto possuem características diferentes. Mas entre aplicar o protetor corporal no rosto e ficar sem aplicar, é melhor que aplique”, esclarece a dermatologista Cristiane. A reaplicação do produto deve ser a cada duas horas, de preferência com a pele limpa e seca!

Como escolher o protetor solar?

  • Pele oleosa: prefira protetores mais leves, como gel ou gel/creme. “Quanto maior a fotoproteção, infelizmente, maior a tendência a oleosidade terá o veículo. Assim, um FPS 30 em gel é o ideal”, explica Cristiane.
  • Pele seca: opte por protetores mais cremosos, como cremes ou emulsão. “Se tiver alguma substância hidratante associada, melhor ainda”, sugere a médica.
  • Pele mista: invista no fotoprotetor em emulsão.
  • Pele normal: fique livre para escolher qual protetor solar mais se adapta a você!

LEIA TAMBÉM