O Parque Nacional de Virunga é uma das maiores atrações de todo o continente africano

Conheça um pouco mais sobre o Parque Nacional de Virunga, um dos maiores paraísos de preservação da vida animal em todo o mundo.

Por Vinicius Galico - 14/11/2017

Foto: Wikimedia Commons

Visitar a República Democrática do Congo não é uma tarefa tão simples ou rotineira quanto a maioria dos outros lugares.  Isso porque o país está entre os mais perigosos do mundo. Por outro lado, lá também fica a segunda maior floresta tropical do mundo e toda a beleza da sua fauna e flora pode ser descoberta dentro Parque Nacional Virunga.

Os 7800 quilômetros quadrados do Virunga incluem florestas, savanas, campos de lava, pântanos, vales de erosão, vulcões ativos e os picos nevados das montanhas de Rwenzori, além das águas do Lago Edward. Essa diversidade representa uma grande beleza natural, além de ser lar de diversas espécies, inclusive em situações de risco.

E por falar nisso, a figura de maior destaque do Parque é justamente uma delas. Trata-se dos gorilas da montanha. Esses incríveis gorilas vivem um perigo real de extinção e não há mais do que 800 deles em todo o mundo. Uma curiosidade: nós, humanos, temos 97% do mesmo DNA deles.

O Parque Nacional de Virunga é uma das maiores atrações de todo o continente africano

Os gorilas da montanha são o destaque do parque e são o seu principal símbolo. Foto: Reprodução/WWF

Então você é um apaixonado pela natureza e adoraria conhecer o Parque, no entanto, ficou preocupado com a sua segurança dentro do país? Uma boa alternativa é hospedar-se dentro do próprio Virunga, no hotel Mikeno Lodge, que recebe milhares de turistas de todo o mundo.

Bônus: você pode descobrir um pouco mais deste lugar fantástico no documentário dirigido pelo renomado diretor Orlando Von Einsiedel e distribuído pelo serviço de streaming da Netflix. Nele, além de toda a beleza, é possível conhecer também os desafios do parque, como a disputa com uma companhia petroleira, a SOCO, que descobre petróleo na região e coloca em risco toda a vida dentro de Virunga.

LEIA TAMBÉM