Tem sofrido com muitos pesadelos? Saiba como evitá-los

Confira 7 dicas para dormir melhor e distanciar sonhos desagradáveis, que atrapalham sua disposição

parar de ter pesadelos
Foto: Shutterstock

Quando o assunto é dormir bem, muitas pessoas se perguntam o que fazer para parar de ter pesadelos. Afinal, por vezes, eles são a grande causa da falta de disposição no dia seguinte e inimigos do relaxamento necessário para manter a saúde mental.

Para te ajudar a encontrar com a tão sonhada noite de sono livre de agitações e imagens atormentadores do inconsciente, nós separamos algumas dicas que podem ajudar a diminuir as ilusões e contribuir para uma maior qualidade de vida.

No entanto, lembre-se de que ter pesadelo é algo comum, mas se aparecem com muita frequência, podem indicar doenças. Por isso, se for o caso, não hesite em procurar um médico especialista.

Saiba como parar de ter pesadelos

Evite grandes estímulos 

Deixe para assistir aquele filme de terror ou série de suspense em outro horário. Ainda que pareça besteira, aquilo que consumimos antes de fechar os olhos influencia (e muito) na qualidade das nossas noites de sono e, consequentemente, naquilo que sonhamos. Para os minutos que precedem o sono, invista em práticas como o ASMR, meditações e conteúdos tranquilos.

Mentalizando bons pensamentos

De acordo com um estudo realizado pelo psiquiatra Allan Hobson, ainda na década de 70, o nosso cérebro está ativo e consciente mesmo quando estamos dormindo. Tendo isso em mente, é possível controlar de certa forma aquilo que sonhamos permeando o imaginário com imagens positivas e bons pensamentos antes de ir dormir.

Barulhos

Deixe o celular no mudo e evite qualquer “tique-taque” de relógio durante a noite. Muitas pessoas não sabem, mas o nosso cérebro é capaz de captar esses pequenos barulhos que parecem não nos atormentar em um primeiro momento. Mesmo sem estarmos acordados, eles cercam o nosso imaginário e acabam influenciando naquilo que sonhamos.

Alimentação

Evite ao máximo a ingestão de alimentos muito pesados, como pães e massas, pouco tempo antes de deitar. Como você não utilizará grande quantidade da energia desses ingeridos com o corpo deitado, é provável que o processo seja lento e que o seu organismo tenha dificuldade para realizá-lo, o que pode acarretar em sonhos ruins durante a noite. Para parar de ter pesadelos, invista em jantares mais leves e sem muitos carboidratos.

Invista em um bom colchão

Algo essencial para dormir verdadeiramente bem e parar de ter pesadelos durante a noite é investir em um bom colchão. Descansar em um ambiente confortável e livre de roupas que incomodam é uma dica simples que pode fazer toda a diferença em sua rotina para conseguir, de fato, evitar sonhos perturbadores e atingir o relaxamento necessário.

Ansiedade

O estresse e a ansiedade são dois  grandes vilões de quem busca por uma noite de sono tranquila. Ir dormir pensando em problemas, trabalho, inseguranças e criando expectativas pode afetar, significativamente, aquilo que se passa nos seus sonhos, já que é normal que eles sejam ilustrados por aquilo que pensamos antes de deitar, por exemplo. A partir disso, procure meios de eliminar os sintomas dos distúrbios e, se for necessário, consulte a ajude de um especialista.

Evite exercícios físicos antes de dormir

Quando nos exercitamos há liberação de serotonina (o hormônio do bem-estar). Por isso, o ideal é evitar fazer atividades físicas pouco tempo antes de deitar, já que seus efeitos podem desregular o sono causando insônias e pesadelos por conta da agitação. Além disso, ao movimentar as articulações, é natural que a temperatura corpórea aumente, o que estimula o corpo a continuar desperto.

Leia também: