Pais separados: como agir com os filhos durante o Dia das Crianças?

Pais separados podem ser um problema na hora de marcar a comemoração do Dia das Crianças. Saiba como agir nessa situação!

pais separados
Por Jussara Tech - 18/09/2018

Foto: Pinterest

Dia 12 de outubro está chegando e as crianças estão cada vez mais ansiosas para os presentes e brincadeiras. Mas uma outra questão pode gerar transtornos na hora de comemorar: a conciliação quando o o assunto são pais separados.

A psicóloga Carla Ribeiro dá algumas dicas para quem está nessa situação. Saiba o que fazer no Dia das Crianças com os pais separados!

Filhos em primeiro lugar

No Dia das Crianças, como em qualquer outra data comemorativa, a psicóloga explica que os pais devem colocar as necessidades dos filhos em primeiro lugar.

“Da mesma maneira que eles querem passar todas as datas com os filhos, estes também querem estar com o pai e a mãe. Se juntos for muito difícil, façam um acordo amigável entre vocês sem que envolva a criança. Não a faça escolher com quem ela quer passar o feriado tal, pois é uma decisão muito difícil. Se a solução for passar metade do dia com cada um, respeitem o horário para que não hajam mais brigas no futuro”, aconselha Carla.

Nada de ofensas

Para a psicóloga, o problema da maioria dos casais nessa situação é esquecer de dar a devida atenção aos sentimentos dos filhos durante o processo de separação. “Brigar e ofender um ao outro na frente das crianças, fazer comentários negativos sobre o pai ou a mãe e exigir que o filho tome um lado na briga… Todas essas coisas podem causar um trauma enorme no futuro. Principalmente quando são muito novas e a personalidade e o senso de confiança ainda estão sendo construídos, as crianças podem sofrer vários abalos emocionais que virão à tona no futuro”, comenta.

Cuidados redobrados

Segundo Carla, os cuidados com as crianças durante uma separação nos dias de hoje devem ser redobrados. “Conversar sobre o divórcio com a criança, manter seus hábitos e conter a hostilidade e os comentários ruins sobre o ex, é fundamental para manter a sanidade dos filhos. Não importa o quão ruim esteja entre o ex-casal, isso deve ser mantido entre eles”, finaliza.

Agora que você já sabe que pais separados não é problema para o Dia das Crianças, que tal dar uma olhada em 9 simpatias para proteger os pequenos?

LEIA TAMBÉM: