Ouvir elogios também pode trazer grandes aprendizados: entenda!

Apesar do perigo que os elogios feitos equivocados podem provocar, existem formas de aproveitá-los para a evolução de nossas habilidades e maturidade

mulher ouvindo elogios
FOTO: Shutterstock

Apesar do perigo que os elogios feitos de maneira equivocada podem provocar, existem formas de aproveitá-los para a evolução de nossas habilidades e maturidade. “É preciso reconhecer que os elogios são verdadeiros, mas mantendo a preocupação de não deixá-los subir à cabeça”, salienta o psicólogo João Alexandre Borba. Segundo ele, o ideal é que o indivíduo não se transforme em um personagem (para agradar um superior, por exemplo) e nem perca de vista quem de fato ele é. Se receber um elogio, não negue ou recuse. O ideal é aceita-lo e refletir, posteriormente, sobre como pode usá-lo em seu benefício.

mulher ouvindo elogios

FOTO: Shutterstock

Para aproveitar os elogios ao máximo devemos digeri-los e reconhecer seu papel como transformadores internos de quem nós somos. Por meio do enaltecimento de nossas qualidades, podemos promover um aperfeiçoamento dos talentos e habilidades que já possuímos. Segundo João Alexandre, a autoestima nos ajuda a ter mais noção de quem somos, fator fundamental na hora de absorver um elogio, ou nos atentarmos para possíveis mudanças que podem melhorar nossa qualidade de vida. “Quando a pessoa está coerente com quem ela é, ela passa a receber os elogios e sentir que estes pertencem, de fato, a ela”, conclui o psicólogo. Assim, é possível usufruir dos benefícios promovidos pelos elogios.

LEIA TAMBÉM

Texto: Érica Aguiar Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultoria: João Alexandre Borba, psicólogo