Confira os melhores alimentos para combater a azia

Para quem sofre com azia ou refluxo o ideal é evitar alimentos que são ácidos demais e investir em uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras.

Arroz integral
Foto iStock.com / getty images

Ao contrário dos alimentos que protegem o sistema digestivo, existem aqueles que trazem alguns probleminhas, como a azia e o refluxo. Para quem sofre com esses sintomas, o ideal é evitar alimentos ácidos demais, que contenham álcool em sua composição, que sejam gaseificados ou que possuam gordura em excesso. Para saber mais sobre o tratamento consulte um gastroenterologista. Confira alguns alimentos que são opções naturais e saudáveis para manter a saúde do seu estômago!

Arroz integral

Foto iStock.com / getty images

Arroz integral: ao contrário da versão branca, o alimento conta com a presença de carboidratos complexos, ou seja, aqueles que demoram mais para se transformar em glicose na corrente sanguínea. Além disso, a grande quantidade de fibras que compõem o arroz integral proporciona uma maior sensação de saciedade com menor quantidade de alimento.

Beterraba: a raiz é rica em betalaína (pigmento responsável por sua cor arroxeada), que é um excelente antioxidante natural, auxiliando no bom funcionamento do intestino e facilitando o processo de digestão.

Boldo: o chá preparado a partir dessa erva estimula a digestão, a secreção biliar e os distúrbios intestinais e hepáticos. “Assim, essa bebida combate a prisão de ventre, os gases intestinais, a azia, os transtornos do fígado e atua na degradação de gorduras”, explica a farmacêutica e homeopata Adriana Márcia Gonçalves.

Erva-doce: essa planta acalma os nervos, elimina o mau hálito e combate as cólicas intestinais e do ventre. “O chá de erva-doce é um ótimo aliado para amenizar a azia e pode ser consumido durante a gestação”, diz a farmacêutica.

Gengibre: embora existam muitas pessoas que acreditam que essa raiz piora os sintomas de doenças estomacais, o seu efeito no organismo é exatamente o contrário. O gengibre é, tradicionalmente, conhecido como um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias, sendo usado há tempos como aliado nos tratamentos de problemas gastrointestinais.

Hortelã: utilizado como tempero, o vegetal ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilia em uma digestão eficiente, já que aciona o funcionamento de glândulas salivares. Seu chá é amplamente consumido em casos de gripes e resfriados e também quando alguém apresenta dores de estômago e má digestão.

Mamão: é uma fruta poderosa, que pode ser aliada na saúde do corpo, da pele e da beleza. Ele possui 86% de água em sua composição e é rico em vitaminas A e C, além de cálcio, ferro, potássio, minerais, carotenoides e fibras. O mamão também apresenta algumas propriedades medicinais, agindo como um excelente remédio natural para a prisão de ventre.

Saiba mais: 

Doenças emocionais: O que são? Quais suas causas?

7 sucos para aumentar a imunidade

Melhores alimentos para evitar uma crise respiratória

Consultoria  Adriana Márcia Gonçalves, farmacêutica e homeopata