Orixás do trabalho: descubra qual é o seu e melhore sua vida profissional

Eles indicam, de acordo com a sua data de nascimento, as melhores profissões pra você e como decolar na carreira

orixás do trabalho
Foto: Shutterstock

Muito além de suas influências no estilo de vida e no jeito de amar, os deuses africanos também possuem forte poder sobre a nossa carreira. Os Orixás do trabalho ajudam a alavancar a vida profissional, abrindo as portas do sucesso e protegendo o caminho de possíveis infortúnios.

Além de ditarem nosso modo de agir e pensar em determinas atividades no emprego, eles também indicam como aproveitar os pontos fortes da personalidade de cada um, assim como os defeitos e profissões promissoras. Ficou interessada sobre o assunto? Então, confira a seguir, o que essas entidades revelam para você.

Orixás no trabalho

Ogum (21/03 a 20/04)

Nasceu para ser líder, pois tem uma invejável capacidade de decidir as coisas. Enfrenta situações difíceis com autoconfiança e imensa coragem. Não gosta de ser escrava de horários nem de seguir compromissos muito a sério.

Defeito: se precisar, não pensa duas vezes antes de responder com rispidez seja a quem for. Precisa aprender a pensar melhor antes de expressar-se.

Profissões: administradora de empresas, esportista, militar, polícia, médica ou dentista.

Oxóssi (21/04 a 20/05)

É inteligente, precavida e determinada, o que faz com que tenha disposição e conhecimento para conquistar o que deseja. Como é também sensível e possui uma intuição aguçada, pode realizar-se profissionalmente no campo das artes. Gosta de administrar o seu dinheiro e bens materiais.

Defeito: apesar da praticidade, é um pouco preguiçosa. Cuidado para não acabar por perder ótimas oportunidades no campo profissional.

Profissões: ceramista, decoradora, economista, paisagista ou pintora.

Ibejis (21/05 a 20/06)

Por ser muito comunicativa, as portas do sucesso podem abrir-se desde que expresse as suas ideias com liberdade. Possui inteligência viva e está sempre atenta a tudo à sua volta. Com versatilidade, adapta-se a qualquer situação com muito jogo de cintura.

Defeito: pode atrapalhar-se com a vontade de fazer tudo ao mesmo tempo e não cumprir os determinados prazos.

Profissões: jornalismo, literatura, publicidade, relações públicas ou desenho industrial.

Oxum (21/06 a 21/07)

Como é a sensibilidade em pessoa, as profissões mais aptas ao seu sucesso estarão sempre ligadas a trabalhar diretamente com o público. Está sempre disposta a ajudar quem precisa. Gosta de atividades em que se sinta à vontade, e que lhe lembrem o ambiente familiar.

Defeito: não gosta de ser contrariada, pois não sabe lidar com negativas ou palavras ríspidas. Pode irritar-se muito facilmente.

Profissões: hoteleira, historiadora, arqueóloga, nutricionista ou cozinheira.

Xangô (22/07 a 22/08)

Não suporta injustiças. Procura o equilíbrio em tudo o que faz e adora dar a sua opinião em todos os assuntos. Possui imensa fé, é determinada e luta por aquilo que acredita. Como tem visão de futuro e criatividade, pode arriscar-se no ramo empresarial.

Defeito: tenha cuidado para não abusar da sua capacidade de liderança, tornando-se uma pessoa autoritária e inflexível.

Profissões: vendedora de joias, advogada, promotora, empresária ou professora.

Obaluaiê (23/08 a 22/09)

É uma mulher perfeccionista que está sempre atenta aos mínimos detalhes. Para si, tudo dá certo quando faz as coisas com total dedicação. Porém, não admite que outras pessoas passem por cima das suas decisões. Para se destacar em qualquer profissão, terá que superar a sua teimosia de querer fazer tudo sempre da mesma forma e do seu jeito.

Defeito: é uma pessoa que vive com os nervos à flor da pele, principalmente quando as coisas não saem do seu jeito.

Profissões: bibliotecária, professora, médica ou dentista.

Oxumaré (23/9 a 22/10)

Não suporta brigar ou entrar em confusões. Gosta de resolver os problemas por meio do diálogo sincero. É uma pessoa muito sociável que está sempre disposta a ajudar os amigos. Possui um senso estético apurado e sabe que o que lhe agrada atrai a atenção dos outros também.

Defeito: só precisa ter cuidado com a indecisão em definir algo no ambiente de trabalho, pois essa atitude poderá prejudicá-la.

Profissões: recepcionista, organizadora de eventos, vendedora de cosméticos ou decoradora.

Nanã (23/10 a 21/11)

Tem facilidade para lidar com tudo o que exige profundidade e esforço para os detalhes. É segura no que faz. Observadora, sabe analisar a alma humana detalhadamente. Interessa-se por assuntos relacionados com a saúde e sexualidade.

Defeito: cuidado para não se decepcionar com alguém no serviço, pois costuma levar os assuntos para o lado pessoal.

Profissões: urologista, ginecologista, psicóloga, investigadora ou advogada.

Yansã (22/11 a 21/12 )

É uma pessoa agitada que não consegue ficar muito tempo no mesmo local. Possui uma curiosidade de conhecer lugares distantes e culturas diferentes. Além disso, é otimista e com bom humor e alegria contagia os seus amigos no serviço. Tem uma vocação para o magistrado, pois gosta de ensinar e aprender.

Defeito: tem um orgulho forte que pode ferir as pessoas. Atenção para não ser contraditória em algumas opiniões.

Profissões: desportista, artista, diplomata, agente de turismo ou comércio exterior.

Omulu (22/12 a 20/01)

Apesar de ser individualista, transmite confiança às pessoas com quem convive. Sabe lidar bem com dinheiro e tem mania de organizar tudo. Entre as suas vocações, sente interesse em estudar o funcionamento do corpo humano. Gosta de fazer testes e analisar a qualidade do seu trabalho para estar sempre a evoluir.

Defeito: só precisa ter cuidado para que a vaidade não a prejudique no emprego. Convém ouvir a opinião alheia para, assim, poder crescer também.

Profissões: médica, psiquiatra, bancária, contabilista ou gerente.

Oxalá (21/01 a 19/02)

Luta com afinco para conseguir a sua liberdade profissional e financeira. Não gosta de ser comparada a alguém. Tem um talento invejável na área de criação, já que gosta de inovar e transformar. Pode gostar de realizar pesquisas na área científica e tecnológica. Como é uma mulher atualizada, gosta de se informar sobre todos os assuntos.

Defeito: segundo as características dos orixás no trabalho, você pode ser teimosa e provocadora. Procure seguir mais as regras.

Profissões: informática, química, fisioterapeuta ou engenheira civil.

Iemanjá (20/02 a 20/03)

É muito prestativa e solidária. Ajuda quem for preciso no trabalho com uma bondade e generosidade incríveis. Por ser sensível, possui competência para as artes. Isso será bom para direcionar a sua intuição e imaginação. Também têm muita fé e determinação. É atraída pelo que é relacionado à água e à vida.

Defeito: por ser muito acomodada, não tem talento para lidar com problemas de última hora.

Profissões: atriz, escritora, música, teóloga ou ecologista.

Não deixe de usar os ensinamentos e as dicas dos Orixás do trabalho para melhorar sua vida no âmbito profissional.

Leia também: