Que calor! Confira dicas para organizar seu guarda-roupa para o verão

Organize suas peças de roupa da melhor forma para não passar aperto durante a estação mais quente do ano! Veja como organizar seu armário!

Guarda roupa organizado
Foto: iStock

O ProCompra, junto com a organizadora profissional Louis Mesquita, dão dicas de como organizar os armários para o verão, possibilitando localizar facilmente as peças mais usadas no dia a dia.

Guarda roupa organizado

Foto: iStock

Espaço para o novo

O primeiro passo é analisar tudo que foi usado durante o inverno e verificar o que precisa ser consertado ou reformado, para assim abrir espaço para as peças de primavera/verão. Outro ponto importante e muitas vezes difícil para algumas pessoas é fazer o descarte de peças esquecidas no armário. Doar ou fazer um bazar entre amigas com as peças é uma sugestão de Louis.

Como conservar

Em seguida, é ideal que as roupas de inverno que serão guardadas sejam lavadas e higienizadas para evitar mau cheiro, bolor ou manchas. “O uso de capas protetoras em organza ou TNT conservam as peças guardadas”, indica a profissional. Não se esqueça de inserir produtos anti-mofo em malas ou caixas organizadoras.

Praticidade

No momento de organizar as roupas no armário, passe as peças de inverno para a parte superior e deixe à mão as peças de verão, organizadas em prateleiras mais baixas, gaveteiros e cabides. Para Louis Mesquita, é importante seguir um critério lógico facilmente entendido (frequência de uso, estilo, material, cor, etc).

Confira o jeito ideal de guardar suas roupas

  • Camisetas: quando há espaço no armário, podem ser guardadas uma em cada cabide. Outra opção é colocá-las em gavetas ou prateleiras, dobradas em forma de envelope, por cores e em cascata.
  • Shorts e bermudas: podem ser guardados em cabides com presilhas ou dobrados e guardados em gaveteiro ou prateleira.
  • Pijamas e camisolas: quando são de seda ou cetim, costumam ser escorregadios e desdobram com facilidade. Portanto, caso haja espaço nos cabideiros, é interessante organizá-los em cabides flocados, emborrachados ou com cavas. As peças em outros materiais podem ser dobradas e colocadas em gavetas ou prateleiras. Já os conjuntos são dobrados juntos para que formem uma unidade.
  • Chapéu: é ideal que sejam colocados em caixas apropriadas ou empilhadinhos no armário ou prateleira. Podem ser guardados em cabideiros, ganchos ou em suporte específico.
  • Óculos: Podem ser guardados em caixas organizadoras ou gavetas com divisórias. Assim, evita-se o acúmulo de poeira ou riscos. Como alternativa, também é possível pendurar os óculos em cabides ou ganchos.
  • Saias: para não amassá-las ou deixar vincos, a melhor opção é utilizar cabides com presilhas.
  • Vestidos: devem ser guardados um em cada cabide, separados por categorias. Exemplo: estilo, cor, material, etc.
  • Biquínis e maiôs: todas as peças de praia podem ser guardadas em colmeias ou saquinhos organizadores dentro das gavetas. A calcinha do biquíni deve ser guardada em forma envelopada. Caso o sutiã tenha bojo, arrume-os um sobre o outro, mas com cuidado para não amassar e danificá-lo. Quem opta por maiôs, pode dobrá-los seguindo o padrão das camisetas.
  • Sapatos: eles devem seguir o mesmo procedimento das roupas. “Os que são de uso frequentes devem ficar expostos na parte de baixo do armário, sempre à mostra e ventilados. Quando a sapateira tem uma boa profundidade, arrume-os um pé atrás do outro, facilitando a visualização de todos os pares. Já quando a prateleira tem pouca profundidade, organize os pares juntos, mas de costas para o outro” indica Louis. Outra maneira é colocar em caixas transparentes, saquinhos organizadores, bandejas ou corrediças.

Texto: Jussara Tech
Consultoria: ProCompra

LEIA TAMBÉM