Óleo de coco no cabelo: saiba como usar e quais são os benefícios

Esse produtinho natural é uma das principais apostas das famosas e profissionais de beleza!

Óleo de coco no cabelo: saiba como usar e quais são os benefícios
Foto: Shutterstock

Utilizar óleo de coco no cabelo é um dos truques de beleza favoritos das celebridades. O produto multiuso está na lista dos queridinhos de musas como Yasmin Brunet, Kim Kardashian e até Beyoncé. Sabe qual é a melhor parte? Ele é barato, econômico e rende bastante!

O motivo de tanto sucesso é que promove fios mais macios e naturalmente brilhantes. Por meio de sua ação seladora de cutículas, protege contra a queda e é um ótimo aliado do crescimento capilar. Além disso, possui substâncias semelhantes à estrutura da pele, aumentando a absorção pelas enzimas se comparado aos óleos minerais.

“O óleo vegetal reage permitindo que a água e outros princípios ativos existentes nos cosméticos sejam bem absorvidos, além de reter a perda de líquidos, prolongando a hidratação das madeixas”, explica Sylvio Resende, hairstylist de São Paulo.

Aprenda a usar óleo de coco no cabelo

Óleo de coco no cabelo: saiba como usar e quais são os benefícios
Foto: Shutterstock

Umectação

Essa é a etapa do cronograma capilar responsável por fornecer os nutrientes que o cabelo precisa, ou seja, a nutrição necessária. O óleo de coco auxiliará na restauração da camada de gordura dos fios, especialmente os crespos e cacheados, deixando-os mais brilhantes e cheios de vida.

O processo consiste em aplicar o produto mecha por mecha, da raiz até as pontas. Nesse momento, aproveite para massagear o couro cabeludo em movimentos circulares, turbinando o efeito e estimulando o crescimento capilar. Deixe agir por, no mínimo, uma hora, e lave o cabelo normalmente. Outra dica para potencializar o resultado ainda mais é dormir com as madeixas besuntadas de óleo, lavando no dia seguinte. Não se esqueça de proteger a fronha do travesseiro.

Hidratação

O produtinho natural também pode formar uma ótima dupla com a máscara de hidratação de sua preferência. Basta adicionar algumas gotas do óleo de coco ao creme e aplicar no cabelo como de costume, deixando agir por alguns minutos. Fios bem hidratados por muito mais tempo!

Banho de óleos

Se um óleo só já faz milagres, imagina dois! Uma boa maneira de usar óleo de coco no cabelo é por meio das combinações com outros óleos. Os mais indicados para efeitos potencializados são de abacate, argan e rícino.

O primeiro e o segundo são especialistas em fornecer hidratação aos cabelos secos e quebradiços, enquanto o terceiro é o maior aliado de quem não vê a hora dos fios crescerem. Vale usar tanto na umectação, quanto na hidratação.

Antes de lavar

Apesar de essencial na lavagem dos cabelos, o shampoo provoca ressecamento e é responsável por retirar parte da gordura boa dos fios. Para proteger as madeixas desse tipo de agressão, você pode utilizar o óleo de coco no cabelo como um pré-shampoo.

Basta aplicar um pouco do produto nas pontas ainda secas e deixar agir por cerca de 20 minutos antes de entrar no banho. Feito isso, é só seguir a lavagem normalmente. Para blindar e fortalecer seu cabelo de vez, o ideal é apostar nessa estratégia semanalmente!

Leave-in

Uma solução prática e rápida para tratar os fios ressecados é utilizar o óleo de coco como leave-in. Coloque uma pequena quantidade do produto nas mãos e espalhe nas pontas já secas. Outra opção é aplicar no cabelo molhado, como protetor térmico, para defendê-lo dos danos causados pelo calor do secador.

Em dias mais frios, caso o óleo de coco esteja em estado sólido, esquente rapidamente no micro-ondas ou em “banho-maria” para derretê-lo antes de aplicar no cabelo. Fica a dica!

Leia também:

Texto: Milena Garcia e Fernanda Vasconcelos/colaboradora | Edição: Renata Rocha | Consultoria: Sylvio Rezende, hairstylist de São Paulo (SP)