Oleaginosas: conheça 8 tipos e os benefícios de cada um

As oleaginosas são excelentes fontes de lipídeos de boa qualidade para o organismo. Conheça 8 tipos e veja os benefícios de cada um!

potes com castanhas
Foto: iStock/Getty Images

As oleaginosas são excelentes fontes de lipídeos de boa qualidade para o organismo. Suas gorduras mono e poli-insaturadas auxiliam na redução do colesterol e têm propriedades antioxidantes. Além disso, garantem ao corpo proteína vegetal, vitaminas e minerais. Veja os benefícios de cada uma!

potes com castanhas

Foto iStock.com/Getty Images

Amendoim

Rico em proteínas, é um ótimo alimento para os vegetarianos. Dentre esses nutrientes, o triptofano se destaca, por ajudar na produção de serotonina, hormônio do bem-estar. Também é fonte de arginina, substância que protege o organismo contra a tuberculose. Para evitar contaminação por fungos, consuma apenas produtos certificados.

Castanha-do-pará

Também chamada de castanha-do-brasil, apenas uma unidade diária é suficiente para fornecer a quantidade de selênio necessária ao organismo. O mineral é responsável por combater os radicais livres, aumenta a resistência do sistema imunológico e protege o corpo da ação ruim de metais pesados e de medicamentos.

Castanha de caju

pote de castanha de caju

Foto iStock.com/Getty Images

O coração bate mais forte sob a proteção de suas gorduras poli-insaturadas. Rica em vitamina E, cobre e triptofano, é ótima para controlar a irritabilidade, o cansaço e o nervosismo. Sua ação antioxidante combate o envelhecimento precoce e previne o aparecimento de tumores.

Macadâmia

A noz de origem australiana é fundamental para a boa formação óssea, por ser rica em cálcio e magnésio. Segundo pesquisas científicas, é importante na prevenção de doenças cardiovasculares, já que suas propriedades reduzem o colesterol total e o LDL, colesterol ruim.

Avelã

Comum em tortas e bolos, é uma das oleaginosas mais ricas em gordura monoinsaturada, por isso, ajuda a regular a quantidade de colesterol no sangue. Outro protetor do coração presente no alimento é o ácido fólico, além de outras vitaminas, como a E, e minerais, como o cálcio e o magnésio.

Leia também:

Amêndoa

O fruto da amendoeira pode ser do tipo amargo, usado pela indústria cosmética, ou doce, para fins gastronômicos. Rica em magnésio, favorece a sensação de bem-estar e a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose. Sua vitamina E também ajuda a combater o envelhecimento celular.

Pistache

Os orientais acreditam que deve ser consumido, especialmente, em tempos de mudanças, pois são ricos em fósforo, mineral ótimo contra a fadiga. Fonte de vitamina B, também favorece o bom humor. Contém fitosterol, uma espécie de colesterol vegetal que ajuda a combater o colesterol ruim no sangue.

Nozes

A arginina é uma proteína vegetal presente no alimento que tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos. Por isso, ajuda a controlar a pressão arterial, além de, em parceria com as gorduras poli-insaturadas e a vitamina E, reduzir as taxas de colesterol. A oleaginosa também é fonte de ácido fólico, zinco, potássio e vitamina C, fundamentais na cicatrização de tecidos.