Descubra os benefícios de consumir abacaxi

O abacaxi é cheio de nutrientes e traz vários benefícios para a saúde, mas muitas vezes é desperdiçado, porque pouco se sabe sobre suas qualidades.

abacaxi cortado
Foto iStock.com/Getty Images

O abacaxi possui inúmeras vantagens: facilita o trânsito intestinal, auxilia no processo de digestão e tem ação anti-inflamatória. Além disto, pode ser encontrado em diversas formas: como chá, sucos e xaropes.

 

abacaxi cortado

Foto iStock.com/Getty Images

 

Não desperdice!

Na casca e no miolo do abacaxi você encontra nutrientes poderosos para sua saúde e que são capazes de turbinar o emagrecimento. “Na casca há vitaminas A, C e fibras. Já o miolo é rico em bromelina”, revela a nutricionista Talita da Mata. Essas propriedades são antioxidantes potentes e, a vitamina A, ainda é importante para manter a saúde da visão. Já as fibras são responsáveis por regular o intestino, e a bromelina auxilia na digestão de proteínas.

Aproveite a casca!

Higienize bem o abacaxi, corte em pedaços, bata tudo no liquidificador, coe e beba em seguida. Você ainda pode fazer um chá. Coloque a casca higienizada em um recipiente com água e leve ao fogo. Após levantar fervura, deixe abafado por 5 a 8 minutos. Beba morno ou gelado. O chá também pode ser batido com outras frutas para fazer vitaminas.

O melhor abacaxi

É aquele que não possui manchas escuras na casca e que tem o cheiro agradável. Uma outra dica é observar a coroa, que não deve estar com as folhas secas ou murchas.

 

Copos de suco de abacaxi

Imagem iStock.com/Getty Images

 

O rei das frutas

Não é só por sua aparência imponente que o abacaxi está entre as frutas tropicais que mais trazem benefícios ao organismo. Em sua composição, estão presentes minerais importantes, tais como: Cálcio, fibras, Magnésio, Potássio, vitamina A, B1, C, e D.

Dica

Para acabar com a sensação de peso no estômago após excessos alimentares, o ideal é consumir uma fatia de abacaxi e não o seu suco.  O consumo de líquidos após a refeição pode agravar o problema, ao invés de amenizá-lo.

 

Saiba mais: 

Os benefícios do figo

Intolerância à lactose pode causar sintomas graves

Fibromialgia: o que é e como combater essa doença

Consultoria: Talita da Mata, nutricionista