Nutrientes que emagrecem e turbinam a saúde

Dicas de nutrientes para afinar a silhueta e, ainda, ganhar mais saúde no dia a dia por meio de alimentos saborosos e práticos

nutrientes-para-emagrecer-afinar-cintura
Por Paula Santana - 15/07/2016

Shutterstock

Alguns nutrientes podem ser a peça-chave na busca por um emagrecimento saudável e eficaz. Regra simples, como o aumento no consumo de alimentos ricos em fibras, ômega-3 e cálcio, faz com que o organismo colabore com a eliminação de gorduras. Essa regra, aliada à prática regular de atividades físicas, resulta em um corpo definido e saúde protegida.

nutrientes-omega3-calcio-fibras-emagrecimento-saudavel

Shutterstock e Istok.com/GettyImages

 

 

Emagreça com os nutrientes certos

• Fibras

“A fibra é um tipo de carboidrato encontrado somente no reino vegetal que, mesmo não sendo digerida e absorvida, possui uma nobre função reguladora, indispensável ao organismo”, explica a nutricionista Elaine Pádua. Uma das principais funções das fibras — que as fazem ser um auxílio para emagrecer — é a aceleração da passagem dos produtos residuais do organismo, que absorvem as toxinas, além de possuírem ações intensas na redução do colesterol.

•As fibras podem ser encontradas em: grãos, verduras, legumes, frutas e sementes.

Saiba mais

A quantidade certa de refeições diárias para fazer por dia

Aprenda a montar um prato perfeito

As inúmeras vantagens que o arroz integral traz ao seu organismo

 

• Ômega-3

Além de ajudar na redução do colesterol ruim, o ômega-3 é altamente eficaz na melhoria da ação da insulina no organismo, trazendo mais saciedade por meio da regulação dos níveis do hormônio leptina, que controla a fome. Ele também é responsável por possuir uma ótima ação anti-inflamatória, sendo essa uma de suas principais funções. Lembrando que o ômega-3 é um ácido graxo essencial, e seu consumo se dá através de alimentos ricos no nutriente.

• O ômega-3 pode ser encontrado em: peixes como bacalhau, salmão, atum e sardinha, além de azeite de oliva extravirgem e brócolis.

 

• Cálcio

A ingestão de cálcio faz com que o organismo absorva com mais dificuldade as gorduras ingeridas. Por esse motivo, o consumo de alimentos ricos no mineral colabora com o emagrecimento, fazendo com que o corpo diminua o acúmulo de pneuzinhos.

• O cálcio pode ser encontrado em: suplementos vitamínicos e laticínios em geral, como no queijo, leite e iogurte (opte sempre pela versão desnatada ou light desses produtos).

 

 

Consultoria Elaine Pádua, nutricionista