Conheça 10 nutrientes que fazem o cabelo crescer mais rápido!

Quer acelerar o crescimento do cabelo mas não sabe como? Confira 10 nutrientes poderosos que irão te ajudar a conquistar o tão sonhado efeito rapunzel!

Por Mariana Siqueira - 04/01/2017
Mulher com cabelo logo e ondulado

Foto: Thinkstock/GettyImages

Existe uma quantidade mínima de nutrientes que é preciso ingerir diariamente para o organismo funcionar bem. Quanto ao cabelo, seu crescimento depende de fatores genéticos e de uma alimentação balanceada com vitaminas e minerais, além de hábitos de vida saudáveis. Conheça os principais alimentos que turbinam o bulbo capilar (onde são produzidos os fios) e acelere o crescimento!

Mulher com cabelo logo e ondulado

Foto: Thinkstock/GettyImages

Zinco

Estimula o crescimento do cabelo e ajuda a reduzir a oleosidade.

Principais fontes: farelos de trigo, cereais integrais, carnes, ovos, peixe, leguminosas, semente de girassol, castanhas e nozes.

Ferro

Normaliza o ciclo do crescimento dos fios e sua deficiência está associada à queda de cabelos.

Principais fontes: invista em folhosos verde escuros, carnes brancas e vermelhas.

Cobre

Ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Também atua na formação de colágeno e elastina.

Principais fontes: nozes, castanhas, legumes, grãos integrais, crustáceos e fígado.

Proteína

É responsável pela síntese, manutenção e crescimento de novos fios.

Principais fontes: carnes em geral (prefira as magras), soja, ovo, leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico), quinoa, tofu, sementes, leite e derivados.

Vitamina E

Previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de novos cabelos.

Principais fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.

Magnésio

É essencial para formação de proteínas que constituem os fios, assim como a queratina.

Principais fontes: carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

Silício

Auxilia no crescimento dos fios e age contra o envelhecimento. É fundamental para a obtenção de brilho.

Principais fontes: aveia, pepino e cenoura.

Vitaminas do complexo B

Evitam a queda do cabelo, atuam na multiplicação das células e no fortalecimento dos fios.

Principais fontes: cereais integrais, carnes, ovos, peixe, levedo de cerveja, leguminosas, semente de girassol, castanhas e nozes.

Cálcio

Contribui para o metabolismo de vitaminas essenciais ao crescimento dos fios. Sua ação também é importante para a formação das proteínas do cabelo.

Principais fontes: grão-de-bico, leites e derivados, brócolis, tofu e sardinha.

Biotina

É uma vitamina essencial para a saúde do cabelo.

Principais fontes: ovos, semente de girassol, nozes e frutas, como morango, amora e framboesa.

Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Paula Castilho, nutricionista da Rede Nação Verde

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