Novelas para recordar: Roque Santeiro

Em Roque Santeiro, o povo era devoto de um santo que, de santo, não tinha nada. Relembre a história de uma das tramas mais famosas do Brasil

Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker em Roque Santeiro
Por Erika Alfaro - 10/05/2017

Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker em Roque Santeiro (Foto: Divulgação)

A história da novela que marcou o Brasil se passava na cidade fictícia de Asa Branca. Sátira da exploração política e de fé popular, a trama teve início com a história de Roque Santeiro (José Wilker), um rapaz que, para salvar a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro), morreu em frente à igreja. Por conta deste ato de valentia, uma imagem de Roque foi inaugurada na praça e o monumento se tornou um local de devoção. No entanto, o rapaz, que, na verdade, estava vivo, reapareceu na cidade 17 anos após o ocorrido.

Roque Santeiro voltou

Com medo do mito do santo acabar, o padre Hipólito (Paulo Gracindo) e coronel Sinhozinho Malta (Lima Duarte) começaram a fazer de tudo para que Roque não desfizesse a mentira.

Roque Santeiro, personagem de José Wilker, andando por um cemitério

Roque Santeiro, personagem de José Wilker (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O triângulo amoroso

O coronel era amante da viúva Porcina (Regina Duarte) que, incentivada por ele, espalhou a história de que era noiva de Roque e se tornou famosa. Na realidade, ela nem conhecia o rapaz, mas com a chegada de Santeiro, a perua acabou se apaixonando e dividiu seu coração entre Malta e Roque.

A verdadeira noiva

Roque tinha uma noiva de verdade, Mocinha (Lucinha Lins). A jovem havia se mantido casta esperando o rapaz e, com a chegada dele, decidiu se entregar. No entanto, Santeiro a desvirginou, mas não se casou com ela. Ao final da trama, Mocinha enlouqueceu e ficou perambulando vestida de noiva pela cidade.

O drama final

No fim, Roque decide ir embora para manter a tradição do santo. Até o último capítulo, os telespectadores esperavam pela decisão de Porcina: ou embarca com Roque, ou fica em Asa Branca com Malta. Inspirado no clássico Casablanca (1942), de Michael Curtiz, a personagem Ingrid, no filme, decide ir, diferentemente de Porcina, que fica com o coronel.

Regina Duarte e Lima Duarte em Roque Santeiro

No final, Porcina decide ficar com Sinhozinho Malta (Foto: Reprodução/TV Globo)

Curiosidades

A novela foi grava em 1975 mas, censurada pela ditadura, só foi exibida 10 anos depois.

Claudia Raia, Maurício Mattar e Patrícia Pillar atuaram em novelas pela primeira vez em Roque Santeiro.

Ficha técnica: Roque Santeiro

• Emissora: Globo
• Capítulos: 209
• Autor: Dias Gomes
• Coautor: Aguinaldo Silva
• Exibição: 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, às 20h

LEIA TAMBÉM

Texto: Vitória Palmejani/Colaboradora | Edição: Érika Alfaro