Novelas para recordar: crime e paixão em Passione

Relembre a trama emocionante de Passione, novela produzida e exibida pela Rede Globo em 2010 no horário das 21h

Por Jessica Pirazza - 11/01/2018
Tony Ramos e Mariana Ximenes durante cena da novela Passione

Foto: Divulgação/Márcio de Souza/TV Globo

Dividida entre dois continentes, a trama de Passione contava a história do italiano Totó (Tony Ramos) e da rica empresária brasileira Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), mãe e filho que desconheciam a existência um do outro. Bete acreditava que o filho havia morrido no parto, mas ao descobrir que o marido, Eugênio (Mauro Mendonça), deu a criança para uma família de imigrantes italianos, passou a procurá-lo.

Enquanto isso, na Itália, o viúvo Totó trabalhava no campo e, com a ajuda da irmã Gemma (Aracy Balabanian), criava seus quatro filhos. Mas a ambiciosa Clara (Mariana Ximenes), enfermeira de Eugênio, também descobriu sobre o filho bastardo do patrão e armou um plano com o namorado Fred (Reynaldo Gianecchini) para roubar a herança destinada a Totó. Já na Europa, Clara seduziu o camponês e conseguiu casar-se com ele, além de convencê-lo a deixar Fred ser seu representante no Brasil.

As armações de Clara

Bete, já apresentada ao filho, e Gemma, fizeram de tudo para abrir os olhos de Totó sobre Clara. Enquanto isso, Fred se infiltrou na empresa dos Gouveia e rompeu o romance com a vilã, com medo de ser desmascarado. Clara fez Totó assinar um testamento onde deixava todos os seus bens a ela.

Depois, armou para que ele morresse em um incêndio no celeiro, mas arrependeu-se no último segundo e salvou o italiano. Os dois, então, seguiram para o Brasil e Clara acabou contando a Totó que foi chantageada por Fred para participar do golpe contra ele.

O rapaz, no entanto, revelou as trapaças da loira, como o roubo das joias de Bete, e Totó a denunciou para a polícia. A trama ainda trouxe vários mistérios. Eugênio, que todos pensavam ter morrido por uma doença, na verdade foi envenenado. Um de seus filhos, Saulo (Werner Schünemann), foi morto em um motel e Fred foi incriminado.

Reynaldo Gianecchini e Mariana Ximenes durante cena da novela Passione

Foto: Divulgação/Márcio de Souza/TV Globo

Capítulos finais

No fim da trama, o público descobriu que quem matou Saulo foi Clara, se vingando por ser abusada desde a infância. A avó de Clara foi empregada na mansão dos Gouveia e permitia a relação dos dois. A vilã, entretanto, fugiu do país sem sofrer as consequências. Bete, Totó e Olavo (Francisco Cuoco), o verdadeiro  pai do italiano, terminaram a novela juntos e felizes. Totó reencontrou o amor ao conhecer Juliana (Patrícia Pillar), a compradora do seu sítio na Itália.

Ficha Técnica: Passione

• Emissora: Rede Globo

• Capítulos: 209

• Autor: Silvio de Abreu

• Exibição: 17 de maio de 2010 a 14 de janeiro de 2011, às 21h

Curiosidades

LEIA TAMBÉM

Texto: Fernanda Rosa/Colaboradora | Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora