Novelas para recordar: a superação de preconceitos em Páginas da Vida

A novela emocionou o Brasil com a história dos gêmeos Francisco e Clara e abordou o tema da Síndrome de Down nas telinhas. Relembre detalhes da trama!

Joana Mocarzel e Regina Duarte durante cena da novela Páginas da Vida2
Por Jessica Pirazza - 07/11/2017

Foto: Reprodução/Willian Andrade/TV Globo

A trama de Páginas da Vida começa em Amsterdã, na Holanda, com os apaixonados Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Léo (Thiago Rodrigues). A relação dos dois chega ao fim quando Nanda descobre estar grávida de gêmeos e Léo desaparece, deixando apenas uma quantia em dinheiro para a ex. Com medo de revelar a situação à família, Nanda contava apenas com o apoio dos amigos Sabrina (Leandra Leal), Vinícius (Sidney Sampaio) e Olívia (Ana Paula Arósio), que ela conhecera ainda na Europa. Sem opções, a estudante voltou ao Brasil e foi rejeitada pela mãe, Marta (Lilia Cabral). Porém, recebeu o apoio do pai, Alex (Marcos Caruso), e do irmão Sérgio (Max Fercondini).

Preconceito

Depois de uma briga com a mãe, Nanda foi atropelada por um ônibus e levada em estado grave para o hospital. No entanto, a jovem não resistiu, e Helena (Regina Duarte), a médica que a atendeu, realizou o último pedido de sua paciente: dar ao seus filhos os nomes de Clara e Francisco. Ao entrar em contato com a família de Nanda, Helena foi surpreendida por Marta que, ao descobrir que a neta era portadora da Síndrome de Down, rejeitou a criança. Ela disse à família que Clara não havia sobrevivido, e acolheu apenas o menino. Para impedir que Clara fosse abandonada em um orfanato, Helena decidiu adotá-la e passou a dedicar-se totalmente à ela. A médica lutou por direitos e por uma vida de qualidade para a filha, que sofria discriminação.

Disputas e mentiras

Enquanto isso, o outro bebê de Nanda, Francisco (Gabriel Kaufmann), cresceu alegre e saudável, com todo o amor do avô e do tio. No entanto, ninguém esperava a reviravolta que viria a seguir. Léo e Olívia se reencontraram e, ao saber de tudo o que aconteceu com Nanda, o rapaz se arrependeu e decidiu lutar pela guarda do filho. Juntos, Olívia e Léo passaram a disputar Francisco com Alex. Uma coincidência deixou Helena desesperada: Clara (Joana Mocarzel) e Francisco foram matriculados na mesma escola. Não demorou muito para Léo e Alex descobrirem que Clara estava viva, e Helena teve que revelar a verdade. Léo acusou Alex de também ter mentido sobre Clara e entrou com uma ação para conseguir a guarda dos filhos.

Capítulos finais

No final de Páginas da Vida, o público acompanhou o processo judicial envolvendo Léo, Alex, Helena, Marta e as crianças. No último capítulo, Clara ficou com Helena, e Francisco com Alex. Marta enlouqueceu com a ideia de tirar dinheiro de Léo e, durante um surto, quase se jogou de uma janela, mas foi salva pelo espírito de Nanda. Alex, com o neto, refez sua vida longe de Marta.

Curiosidades

Ficha Técnica: Páginas da Vida

• Emissora: Globo

• Capítulos: 203

• Autor: Manoel Carlos

• Exibição: 10 de julho de 2006 a 2 de março de 2007, às 20h

LEIA TAMBÉM!

Texto: Fernanda Rosa/Colaboradora | Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora