Novelas para recordar: Joia Rara recebeu o Prêmio Emmy Internacional

Joia Rara contou a história do casal Fraz e Amélia, que trouxe ao mundo uma menina com dons especiais

Novelas para recordar: Joia Rara. Na foto: Fraz Hauser (Bruno Gagliasso), Amélia (Bianca Bin) e Pérola (Mel Maia)
Por Erika Alfaro - 10/01/2019

Fraz Hauser (Bruno Gagliasso), Amélia (Bianca Bin) e Pérola (Mel Maia). (Foto: Renato Rocha Miranda/Divulgação/Globo)

A trama de Joia Rara começou em 1934, com Franz (Bruno Gagliasso), um dos filhos do empresário suíço Ernest Hauser (José de Abreu), se aventurando nas montanhas do Himalaia. Na cordilheira, ele sofreu um acidente e foi resgatado por monges budistas. Durante sua recuperação, o rapaz conheceu o líder do mosteiro, Ananda Rinpoche (Nelson Xavier), com quem criou uma conexão profunda.

Quando os caminhos se cruzam

Enquanto isso, no Brasil, Amélia (Bianca Bin) enfrentava o pai de Franz, questionando as péssimas condições de trabalho da Fundição Hauser e a demissão de Mundo (Domingos Montagner), seu irmão e líder dos operários. Franz, que já estava de volta ao Brasil, apaixonou-se à primeira vista pela moça, e eles começaram a namorar.

Meses depois, Amélia descobriu estar grávida, mas antes de anunciar a novidade, Manfred (Carmo Della Vecchia) e Ernest conseguiram separar o casal. Franz teve de viajar até Paris e Ernest escreveu uma carta em nome do filho, terminando o namoro com a jovem.

A joia rara

O casal se reencontrou durante o nascimento da filha, Pérola (Mel Maia). Franz, então, abriu mão da herança de sua família, casou-se com Amélia e passou a trabalhar como operário. Em mais uma armação, a jovem acabou presa ao lado de Mundo, acusada de ter ligação com o Partido Comunista. Franz, que recebeu provas falsas contra a esposa, colocou fim ao casamento e passou a criar a filha ao lado de Sílvia (Nathalia Dill), com quem se casou tempos depois.

Dez anos mais tarde, Amélia e o irmão foram libertos, enquanto o monge Sonan (Caio Blat) procurava Franz, acreditando que o líder Ananda havia reencarnado como Pérola.

Emoções finais

Franz e Amélia partiram para o Himalaia junto de Pérola e reataram o relacionamento. De volta ao Brasil, a menina foi sequestrada por Manfred, que morreu baleado durante o resgate dela. Atingido ao tentar proteger o vilão, Ernest morreu no hospital. Amélia e Franz tiveram mais dois filhos e, anos depois, Pérola se tornou monja.

Curiosidades

• A história da novela surgiu quando Thelma Guedes, uma das autoras, sonhou que “um lama (líder espiritual budista) morria e uma menina nascia no Brasil”.
• A trama venceu o Prêmio Emmy Internacional de melhor novela, em 2014.
• Foram 20 dias de gravação no Nepal e, para uma das cenas, foram preciso 15 mil monges entoando mantras.

Ficha técnica: Joia Rara

• Emissora: Rede Globo
• Capítulos: 173
• Autoras: Duca Rachid e Thelma Guedes
• Exibição: 16 de setembro de 2013 a 4 de maio de 2014, às 18h

Gostou de relembrar a história da novela Joia Rara? Fique ligado nos conteúdos da revista Guia da TV nas redes sociais!

Texto: Fernanda Rosa/Colaboradora | Edição: Érika Alfaro