Novelas para recordar: A Viagem, trama que retratou a vida após a morte

Com o enredo inspirado na filosofia de Allan Kardec, o sucesso da faixa das sete na Globo era um remake da novela de mesmo nome exibida pela TV Tupi em 1975

Alexandre novela a viagem
Por Erika Alfaro - 29/06/2017

Foto: Arley Alves/TV Globo/Divulgação

A trama da novela A Viagem falava sobre a vida após a morte dos personagens Alexandre (Guilherme Fontes), Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes), através dos ensinamentos kardecistas.

Injustiça

Alexandre era um rapaz rico, mas para quitar uma dívida de drogas, assaltou o escritório em que trabalhava e matou o tesoureiro da empresa. Entregue à polícia pelo irmão, Raul (Miguel Falabella), e pelo cunhado, Téo (Maurício Mattar), jurou vingança. Sua irmã, Diná, foi a única a ficar ao seu lado e pediu para que Otávio, advogado, o tirasse da prisão, mas como ele era amigo da vítima, se recusou a defender o rapaz.

Vale dos suicidas

Indignado por estar na cadeia, Alexandre decidiu tirar a própria vida, acreditando que seus problemas acabariam, mas ele não imaginava que uma vida mal-resolvida aqui poderia atormentá-lo do lado de lá. Após a morte, o rancor e o ódio permaneceram no coração de Alexandre e, do Vale do Suicidas, ele perturbou de todo jeito as pessoas que o prejudicaram na Terra.

O médium

Adepto aos ensinamentos espíritas, o médico Alberto (Cláudio Cavalcanti) percebeu que os conflitos estavam sendo causados por influências espirituais de Alexandre e resolveu ajudar a família do rapaz. Nesta parte da trama, Otávio e Diná haviam se apaixonado e se envolvido, mas logo após a paixão, o advogado sofreu um acidente e também faleceu.

novela a viagem mesa espiritismo

Foto: Bazilio Calazans/TV Globo/Divulgação

Nosso lar

Através de reuniões mediúnicas, o médico passou a ajudar Diná e sua família, tentando orientar Alexandre. Olavo, que era um espírito mais evoluído, enviava mensagens para Diná e os dois começaram a viver um amor além da vida. Doente, ela também partiu e foi ao encontro do amado. Os dois, em um lugar chamado Nosso Lar, agiram juntos para neutralizar a má influência de Alexandre sobre os vivos.
Com a ajuda da irmã, Alexandre conseguiu reconhecer que a vingança só fazia mal e decidiu recuar. Além disso, ele pediu ao seu mentor, André (Lafayette Galvão), para reencarnar como filho de Téo, que se casou com Lisa (Andréa Beltrão). ex-namorada de Alexandre.

Ficha técnica: A Viagem

• Emissora: Globo
• Capítulos: 160
• Autor: Ivani Ribeiro
• 11 de abril de 1994 a 22 de outubro de 1994, às 19h

LEIA TAMBÉM

Texto: Vitória Palmejani/colaboradora | Edição: Érika Alfaro