Novelas para recordar: Chocolate com Pimenta

Exibida pela primeira vez em 2004, a novela das seis misturou uma trama de vingança com personagens de comédia pra lá de marcantes

Chocolate com Pimenta: Ana, Danilo e família
Por Erika Alfaro - 22/12/2017

Foto: TV Globo/Renato Rocha Miranda

A história de Chocolate com Pimenta se passava na década de 20, em Ventura, cidade fictícia, sede de uma famosa fábrica de chocolates. Ana Francisca (Mariana Ximenes), após ter o pai assassinado por grileiros, mudou-se para lá e foi morar com familiares que nunca teve contato. Na cidade, Ana foi recebida com espanto por todos, já que era uma garota muito simples e ingênua.

Triângulo apimentado

O que Ana não esperava era despertar a paixão de Danilo (Murilo Benício), um dos rapazes mais cobiçados da cidade. Ele era o pretendente da mimada Olga (Priscila Fantin), filha do delegado de Ventura. Ana e Danilo começaram a namorar, mesmo com todas as armações e humilhações que Olga fez a menina passar.

Ana ajudava financeiramente a família com um emprego de faxineira na fábrica de chocolates, e lá conheceu o rico Ludovico (Ary Fontoura). O empresário não contou para Ana quem realmente era, fingindo ser mais um dos empregados. Enquanto a relação de Ana e Ludovico ficava mais estreita, ela descobriu que estava grávida de Danilo. Mais uma vez, porém, Olga conseguiu separar o casal e ficou noiva dele. Ludovico, ao ver Ana arrasada, revelou sua identidade e assumiu a criança, levando a jovem para passar um período na Argentina.

Doce vingança!

Ana teve aulas de etiqueta e passou a se vestir de forma sofisticada. Logo após o nascimento de seu filho, Ludovico faleceu, deixando uma grande herança para ela. Poderosa, Ana retornou a Ventura querendo vingança. Ela ameaçou vender a fábrica, deixando todos assustados, já que o negócio sustentava a economia da cidade.

A jovem enfrentou a resistência do prefeito Vivaldo (Fulvio Stefanini), de Jezebel (Elizabeth Savala), irmã de Ludovico, do delegado Terêncio (Ernani Moraes) e do banqueiro Conde Klaus von Burgo (Cláudio Corrêa e Castro). No final da trama, Ana e Danilo conseguiram se entender e ficaram juntos, desmascarando todas as mentiras de Olga e Jezebel, que ficou com a fábrica.

Personagens deliciosos

O folhetim ainda foi recheado por personagens carismáticos como Bernardete (Kayky Brito), filho adotivo de Jezebel, criado como uma menina; e a atrapalhada família de Ana, formada por Carmem (Laura Cardoso), Margarido (Osmar Prado), Timóteo (Marcello Novaes) e Márcia (Drica Moraes).

Curiosidades

  • Sucesso em vários países, Chocolate com Pimenta, era líder de audiência em Portugal, sendo exibida duas vezes ao dia;
  • A novela já foi reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver De Novo;
  • Zezé Di Camargo e Luciano participaram da trama, como Casca e Cascudo.

Ficha técnica: Chocolate com Pimenta

• Emissora: Globo
• Capítulos: 209
• Autor: Walcyr Carrasco
• Exibição: 8 de setembro de 2003 a 8 de maio de 2004, às 18h

LEIA TAMBÉM