Descubra sua vocação por meio do autoconhecimento

Você nasceu para fazer alguma coisa? Acredita em vocação? Às vezes, ela pode ser a resposta para seus anseios profissionais

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/11/2017 às 10:30
Atualizado às 10:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A insatisfação com o emprego é muito comum no mercado de trabalho. Em tempos de crise, esse índice cresce ainda mais, devido à insegurança de seguir outro caminho e abandonar as funções que geram descontentamento. Mas às vezes é melhor deixar aquilo que lhe aflige e partir para algo melhor. Aí, uma questão pode surgir: o que seria esse “algo melhor”?

A resposta mais aceita para tal é sua vocação, aquilo que você teria nascido para fazer – ou, de maneira menos romântica, o que você sabe fazer de melhor. “Gosto muito de uma frase atribuída a Aristóteles: ‘Onde se cruzam os nossos talentos e as necessidades do mundo, aí está nossa vocação’”, reflete o consultor de carreira Emerson Weslei Dias.

Conhecer

A vocação pode responder positivamente aos anseios de descontentes com suas funções atuais, mas em certas ocasiões a pessoa nem mesmo sabe qual seria sua vocação. Outras, não tem a noção do que seria isso. “Vocação é um termo derivado de ‘vocare’ ou ‘vocatio’, que significa ‘chamar’ ou ‘chamado’. Por causa disso, muitos acreditam que esse ‘chamado’ é algo que deve ser esperado e que vai surgir de repente, como uma luz. No entanto, é preciso ter um papel ativo na definição de nossas vocações”, explica Emerson.

Descobrir aquilo que você sabe fazer de melhor, ou mesmo uma maneira mais prazerosa de contribuir para a sociedade e garantir seu sustento, está muito relacionado com o quanto você se conhece. “É somente conhecendo bem a si mesmo e sabendo informações sobre diversos assuntos, que você conseguirá descobri-las. Quando a gente se conhece, sabe o que faz sentido para nós mesmos e temos consciência de nossas potencialidades. Fica mais fácil escolher”, complementa o consultor.

Vocação pelo autoconhecimento

Foto: Reprodução

Dinheiro x prazer

Essa é a grande disputa do mercado de trabalho. O que escolher? Dá para ter as duas coisas? São questões que estarão presentes e só poderão ser respondidas por você. Tudo depende daquilo definido como o mais importante durante seu processo de autoconhecimento. “Poderá ser necessário fazer escolhas, e a escolha é um talento que deve ser desenvolvido, que requer autoconhecimento e objetivos claros”, finaliza Emerson.

Por fim, o processo de conhecimento da vocação pode contar com alguns atos que auxiliam nessa busca. Além de exercitar o autoconhecimento, leia sobre assuntos do seu interesse, converse com amigos e parentes sobre suas melhores características, viaje para conhecer outras culturas e procure saber mais sobre as áreas ligadas ao que você gosta de fazer.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.