Connect with us

O que você está procurando?

Você nasceu para fazer alguma coisa? Acredita em vocação? Às vezes, ela pode ser a resposta para seus anseios profissionais
- Foto: Reprodução

Descubra sua vocação por meio do autoconhecimento

Você nasceu para fazer alguma coisa? Acredita em vocação? Às vezes, ela pode ser a resposta para seus anseios profissionais

A insatisfação com o emprego é muito comum no mercado de trabalho. Em tempos de crise, esse índice cresce ainda mais, devido à insegurança de seguir outro caminho e abandonar as funções que geram descontentamento. Mas às vezes é melhor deixar aquilo que lhe aflige e partir para algo melhor. Aí, uma questão pode surgir: o que seria esse “algo melhor”?

A resposta mais aceita para tal é sua vocação, aquilo que você teria nascido para fazer – ou, de maneira menos romântica, o que você sabe fazer de melhor. “Gosto muito de uma frase atribuída a Aristóteles: ‘Onde se cruzam os nossos talentos e as necessidades do mundo, aí está nossa vocação’”, reflete o consultor de carreira Emerson Weslei Dias.

Conhecer

A vocação pode responder positivamente aos anseios de descontentes com suas funções atuais, mas em certas ocasiões a pessoa nem mesmo sabe qual seria sua vocação. Outras, não tem a noção do que seria isso. “Vocação é um termo derivado de ‘vocare’ ou ‘vocatio’, que significa ‘chamar’ ou ‘chamado’. Por causa disso, muitos acreditam que esse ‘chamado’ é algo que deve ser esperado e que vai surgir de repente, como uma luz. No entanto, é preciso ter um papel ativo na definição de nossas vocações”, explica Emerson.

Descobrir aquilo que você sabe fazer de melhor, ou mesmo uma maneira mais prazerosa de contribuir para a sociedade e garantir seu sustento, está muito relacionado com o quanto você se conhece. “É somente conhecendo bem a si mesmo e sabendo informações sobre diversos assuntos, que você conseguirá descobri-las. Quando a gente se conhece, sabe o que faz sentido para nós mesmos e temos consciência de nossas potencialidades. Fica mais fácil escolher”, complementa o consultor.

Vocação pelo autoconhecimento

Foto: Reprodução

Dinheiro x prazer

Essa é a grande disputa do mercado de trabalho. O que escolher? Dá para ter as duas coisas? São questões que estarão presentes e só poderão ser respondidas por você. Tudo depende daquilo definido como o mais importante durante seu processo de autoconhecimento. “Poderá ser necessário fazer escolhas, e a escolha é um talento que deve ser desenvolvido, que requer autoconhecimento e objetivos claros”, finaliza Emerson.

Por fim, o processo de conhecimento da vocação pode contar com alguns atos que auxiliam nessa busca. Além de exercitar o autoconhecimento, leia sobre assuntos do seu interesse, converse com amigos e parentes sobre suas melhores características, viaje para conhecer outras culturas e procure saber mais sobre as áreas ligadas ao que você gosta de fazer.

Advertisement

Moda & Beleza

A moda sempre traz novidades e as tendências de moda festa se reinventam todos os anos! Veja quais serão os modelos que vão fazer sucesso em 2018

Entretenimento

Candidata brasileira ficou entre as top 10 melhores e, após muitos anos, candidata da África do Sul ganha o título de Miss Universo 2017

Entretenimento

A atriz Giovanna Ewbank publicou um vídeo em seu canal do Youtube esclarecendo algumas fofocas, e explicou porquê não teve filhos biológicos

Moda & Beleza

A peça é uma das tendência favoritas do verão, por isso, veja looks e aposte já na pantacourt plus size para renovar o seu visual!

Entretenimento

Está sem inspiração para escrever na internet? Então se inspire nestas 15 frases de Wesley Safadão e abale as suas redes sociais!

Entretenimento

Deborah Secco e a filha de dois anos, Maria Flor, montam a árvore de Natal. A atriz postou o vídeo superfofo da montagem no Instagram

Entretenimento

O cantor Gabriel Diniz lançou uma parceria para lá de dançante com Wesley Safadão! Venha assistir o clipe de "Acabou, Acabou"!

Estilo de vida

Você sabe sobre os direitos do INSS para homens com câncer de próstata? Descubra o que os pacientes podem exigir do governo!