Connect with us

O que você está procurando?

A infração precisa ser leve ou média e você não pode ter sido multado pelo mesmo motivo em 12 meses; saiba como pedir para trocar a multa de trânsito
- Foto: Pixabay

Você pode trocar sua multa de trânsito por advertência e não pagar por ela

A infração precisa ser leve ou média e você não pode ter sido multado pelo mesmo motivo em 12 meses; saiba como pedir para trocar a multa de trânsito

Esqueceu os documentos em casa e foi parada pela polícia? Precisou usar o carro no dia do rodízio e acabou recebendo uma multa em casa? Se a infração foi leve ou média, você pode trocar a multa de trânsito por uma advertência, se livrar dos pontos na carteira e não desembolsar aquele dinheiro.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a medida que dá uma segunda chance aos bons motoristas que deram uma escorregadinha no volante. Para conseguir o benefício, você precisa ter um bom histórico e não pode ter sido multado pelo mesmo motivo da infração nos 12 meses anteriores.

Para fazer a troca, é necessário registrar uma solicitação com pedido de advertência devidamente preenchido e alguns documentos (cópia da notificação de autuação; cópia da carteira de habilitação ou da carteira de identidade; e histórico do prontuário do condutor, disponível no site do Detran do seu estado).

foto de uma avenida de mão dupla, a noite, com muitos carros transitando

Foto: Pixabay

O local de registro desse requerimento varia de acordo com o órgão emissor da multa (Governo Federal, do Governo do Estado ou da prefeitura). Se, por exemplo, a multa foi aplicada pelo Governo Federal, você terá de entregar o formulário e os demais documentos em uma unidade da Polícia Rodoviária Federal ou pelos Correios.

Caso tenha sido aplicada pelo Governo do Estado, procure o Detran (em alguns estados, como em São Paulo, por exemplo, dá para fazer a solicitação pelo site – na aba “serviços on-line”, clique em “solicitar e acompanhar recursos de penalidade”). Se a prefeitura emitiu a multa, o motorista precisa ir até uma das unidades do Detran em sua cidade para solicitar a troca por advertência.

A carta que você recebe em sua casa quando há uma atuação como essa contém todas as informações sobre como proceder em casa caso.

“Se o pedido para trocar a multa de trânsito for registrado, eu não tenho que pagar?”

Não necessariamente. O órgão de trânsito tem permissão para recusar o seu pedido. Segundo o Detran-SP, se o motorista infringiu algum dos requisitos previstos na legislação ou não possui um histórico exemplar, a solicitação pode ser negada.

Ainda assim, você pode procurar um advogado e entrar com um recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e pedir para trocar a multa de trânsito por uma advertência.

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Notícias

Tome cuidado para não cair nesse golpe: um falso funcionário de empresa de internet marca uma visita técnica, com o objetivo de lesar os clientes.

Estilo de vida

Com a prancha abdominal, o tanquinho pode aparecer mais rápido do que você imagina! Combine o exercício a uma rotina saudável e sinta os resultados!

Estilo de vida

Entenda as funções do seu intestino e saiba o que fazer para manter esse órgão funcionando corretamente, evitar doenças e ganho de peso!

Estilo de vida

Conheça cinco alimentos incríveis que eliminam o problema da retenção de líquidos e vença o inchaço sem fazer muito esforço!

Estilo de vida

Além de ser extremamente benéfica para o organismo, a bebida pode ser preparada de diversas formas. Confira todos os benefícios do iogurte!

Estilo de vida

Arrumar a mala com roupas de frio pode ser problemático, pois elas ocupam mais espaço que as outras. Quer ajuda? Veja nossas dicas!

Estilo de vida

Não sabe para onde viajar com as crianças nas próximas férias? Confira as atrações do paraíso aquático de Olímpia, no interior paulista.

Estilo de vida

Quer descobrir um destino relaxante no interior do país? Então, conheça a cidade de Caldas Novas, que abriga diversas atrações aquáticas para todas idades!