Connect with us

O que você está procurando?

Erwin Tumiri relembrou minutos que antecederam a queda do avião e que não seguiu nenhum protocolo de poucos forçados, pois não foi avisado sobre o problema
-

Comissário sobrevivente do voo da Chapecoense fala sobre a queda do avião

Erwin Tumiri relembrou minutos que antecederam a queda do avião e que não seguiu nenhum protocolo de poucos forçados, pois não foi avisado sobre o problema

Erwin Tumiri, comissário de bordo e sobrevivente do voo que levava o time da Chapecoense que caiu na última terça-feira (29.11) falou ao Fantástico no domingo (4.12) a respeito da queda e do que ele fez após perceber que havia sobrevivido.

“No momento do acidente, era como um pesadelo, porque nem eu mesmo acreditava e eu acordei e pensei ‘o que foi que aconteceu aqui?’. E o que eu fiz, foi pegar minha lanterna e gritar ‘socorro’ e comecei a piscar a lanterna para que me vissem e me ouvissem”.

Foi então que ele viu a colega de trabalho, Ximena, que estava próxima a ele. “Corri em direção a ela. Eu a soltei. Ela estava presa e gritando, quando ela me viu, ela foi acalmando e eu disse ‘vamos embora’, porque estava escuro, era mata e eu pensei se conseguir ir em direção ao aeroporto, porque eu vi quando um avião decolava, então eu achei o sentido do aeroporto e tentei caminhar para essa direção”.

Chapecoense

Foto: Reprodução

Erwin ainda contou que viu muitos corpos sem vida e estava preocupado, achando que o avião podia explodir e por isso resolveu se afastar dele. “Eu escutei uma voz, que era brasileira. A minha intenção era fazer com que ele continuasse falando, era a única forma que eu tinha que ajudar”.

Antes da queda

Erwin contou que ele estava conversando com técnico da Chapecoense, Caio Júnior, que estava ensinando o comissário a falar algumas palavras em português. “Foi então que avisaram que o avião ia pousar em um pouso normal e todos voltaram para seus lugares. Então o avião começou a tremer e as luzes a piscar, eu ouvi um barulho e não me lembro de mais nada e, depois, eu levantei do chão”, disse.

luto-chapecoense

Foto: Reprodução/Facebook

Roteiro da viagem

O comissário de bordo explicou que, antes de embarcar, é preciso saber qual o roteiro de viagem que o avião fará, onde terá paradas, pois faz parte do protocolo de trabalho. Erwin disse que a aeronave ia ser abastecida em Cobija, antes de chegar a Medellin, o que não aconteceu, pois, depois do embarque, ele soube que o avião ia direto para Medellin.

Ao ser questionado sobre a decisão de não parar em Cobija, Erwin disse que a pessoa responsável por essa decisão não a fez em uma boa hora. E faz uma observação com relação a este tipo de decisão. “É preciso ser mais responsável. Que as decisões não sejam tomadas de maneira tão individual e que tudo seja comunicado, para onde vamos, o que vamos fazer. A tripulação teria que saber, tudo ser dividido”.

Sobreviveu por sorte

Muitos veículos noticiaram que Erwin teria seguido o protocolo de poucos forçados, mas o comissário nega isso. “Eu não segui o protocolo de poucos forçados. Ninguém percebeu que ia cair. Estavam todos prontos para pousar em um pouso normal”, relembrou.

Conhecer Chapecó

Erwin disse que um dia quer conhecer Chapecó e tem um motivo especial. “Eu sinto como se eu tivesse sido salvo por eles e eu sinto como se eles tivessem dado a sua vida pela minha, por isso, eu quero conhecer essa cidade”.

TRAGÉDIA DA CHAPECOENSE – ACOMPANHE AQUI! #FORÇACHAPE

Advertisement

Notícias

O desastre aéreo envolvendo o time chapecoense chocou todo o planeta; confira as homenagens prestadas ao clube ao redor do mundo

Notícias

Os corpos das vítimas do acidente da Chapecoense chegaram ao Brasil para o velório coletivo que acontece neste sábado. Confira todas as informações

Notícias

Está desejando um novo emprego? Os concursos públicos podem ser uma opção. Confira uma lista com editais que provavelmente abrirão em 2017 e se prepare!

Mundo místico

Se você deseja viver um amor livre e falsidade e protegido de todos os males, conte com a força do Salmo 13, leia-o com muita fé e seja feliz!

Mundo místico

O Salmo 10 é indicado para trazer alívio aos momentos de solidão. Recorra a ele com muita fé e estreite seus laços com Nosso Senhor.

Mundo místico

Para livrar-se de influências negativas e alcançar a paz interior, confie no poder do Salmo 11. Reze-o com fé e alcance a sua graça!

Estilo de vida

Marmitas são ótimas opções para quem quer se alimentar bem no trabalho. Confira, nesta matéria, algumas dicas para montar a marmita ideal!

Estilo de vida

Aprenda a combinar o chá e acelere o processo de emagrecimento. Confira algumas combinações de ervas e experimente sabores novos!