Connect with us

O que você está procurando?

A organização é um fator importante para a produtividade pessoal. Sem ela, alcançar metas pode ser mais difícil. Por isso, aprenda técnicas de planejamento para facilitar suas conquistas.
- (FOTO: Shutterstock Images)

Aprenda a melhorar sua produtividade pessoal no dia a dia

A organização é um fator importante para a produtividade pessoal. Sem ela, alcançar metas pode ser mais difícil. Por isso, aprenda técnicas de planejamento para facilitar suas conquistas.

Fazer um planejamento nem sempre é uma tarefa fácil, mas a organização é um fator importante para o índice de produtividade pessoal. Sem ela, talvez seja muito difícil alcançar suas metas e tomar decisões com rapidez.

Para facilitar esse processo, muitos especialistas recomendam o uso de mapas mentais para identificar padrões ou categorizar conteúdos, como relacionados à vida profissional, educacional ou mesmo à saúde. Dessa maneira, as informações passam a ser agrupadas em nosso cérebro e promovem um sentido.

Para melhorar a produtividade pessoal no trabalho

A organização visual ajuda a fazer comparações melhores, localizar padrões e mapear ideias. Isso facilita o aparecimento do pensamento global (observando o todo e todas as partes), a definição de objetivos e a busca por soluções. E muitas dessas técnicas auxiliam no aumento da produtividade pessoal. Confira algumas:

  • Faça um planejamento semanal: se você é chefe, desenvolva um plano de tarefas visual para todos os dias da semana ou mesmo para o mês inteiro. Destaque as mais importantes e defina, na sua equipe, quem é responsável pelo que.
  • Se desejar, pendure um quadro branco de fácil visualização e organize as tarefas em horários ou apenas identifique qual é o melhor dia para cumprir determinado objetivo. Se sua equipe for digital, utilize aplicativos de gerenciamento ou mesmo uma agenda virtual. Agora, se trabalha sozinha ou é subordinada, pode organizar as próprias tarefas da maneira que preferir (à mostra, em um mini-quadro, ou mais reservada em cadernos, bloquinhos, etc).
  • Classifique suas atividades em de média ou curta duração para saber quanto tempo gastará. Identifique ainda “o que fazer” e “como”.
  • Anote, com frequência, quais tarefas foram cumpridas e aquelas que ainda precisam ser concluídas. Assim, terá uma noção do seu desempenho ou o de sua equipe. Uma sugestão é utilizar as “to do lists”.

LEIA TAMBÉM

Trabalho: como melhorar sua imagem no ambiente profissional

Aplicativos para controlar negócios e finanças no smartphone

As estratégias do livro a A Arte da Guerra para se dar bem nos negócios

Advertisement

Entretenimento

A festa surpresa de Fátima Bernardes foi realizada na noite deste domingo (16) e teve jantar entre amigos, bolo modesto e beijo do namorado

Entretenimento

No último domingo (16), foi realizado o batizado das gêmeas da Ivete Sangalo e Daniel Cady em Salvador, na Bahia. Confira detalhes da festa e decoração luxuosa da cerimônia intimista!

Entretenimento

Simone e Simaria dão pausa na carreira após Simaria voltar a ter problemas relacionados à tuberculose que tratou no início do ano. O anúncio foi feito por Simone em um show no último sábado (15)

Entretenimento

Com certeza o vídeo do José Loreto fazendo cócegas em Bella é a coisa mais fofa que você verá hoje! Quem aguenta a fofura dessa família?

Entretenimento

Pipoqueira a vento, x-burger, bombom, feijão tropeiro... Saiba o que tem na listinha de pedidos do camarim dos famosos e surpreenda-se!

Entretenimento

Se você apostou em Bruna Marquezine ou Marina Ruy Barbosa, errou feio! Saiba quem é a famosa mais bem paga que recebe mais de R$ 300 mil em um só clique

Entretenimento

O casal, que oficializou a união e trocou alianças no último sábado (9), mostrou elegância e sofisticação na cerimônia intimista. Confira detalhes do vestido de noiva de Natasha Dantas!

Entretenimento

Apesar de ter confirmado participação no programa Os Melhores Anos de Nossas Vidas há poucos dias, Juliana Paes pediu afastamento da Globo e alega motivo de saúde